Fiat, Toyota e BMW param, e Brasil tem 26 fábricas sem produção

Fiat Chrysler (FCA), Toyota e BMW e Honda anunciaram nesta sexta-feira (20) que vão interromper a produção em todas as suas fábricas no Brasil pela pandemia do coronavírus. A medida já foi tomada pela líder em vendas de carros General Motors (GM), dona da Chevrolet, e por Volkswagen, Ford, Mercedes-Benz e Volvo Caminhões.

Ao todo, 26 fábricas de veículos no Brasil terão a produção parada por causa da epidemia.

As três fábricas da FCA, em Goiana (PE), Betim (MG) e Campo Largo (PR), terão redução gradual a partir da próxima segunda até serem totalmente paralisadas, o que deve acontecer no dia 30 de março. As atividades deverão ser retomadas em 21 de abril.

Segundo a empresa, que afirma ter adiado todos os eventos e ações de produtos, “a continuidade da produção até a paralisação total se dará mediante as rigorosas medidas preventivas já adotadas para garantir a saúde e integridade dos funcionários”.

Na Toyota, as atividades serão suspensas a partir da próxima terça-feira (24) e o retorno está previsto para o dia 6 de abril. As medidas afetam as 4 fábricas, localizadas em São Bernardo do Campo, Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz, todas no estado de São Paulo.

Segundo a montadora, a paralisação se deve tanto à prevenção da propagação do vírus causador da Covid-19, quanto ao “quadro de incertezas do mercado brasileiro no curto prazo”, além das dificuldades logísticas e de abastecimento de peças e suprimentos.

Os cerca de 6 mil funcionários da Toyota no país ficarão afastados, seja para trabalho remoto, como os colaboradores das áreas administrativas, ou férias coletivas, caso dos trabalhadores de funções que não permitem trabalho à distância.

A única fábrica da BMW no Brasil, em Araquari (SC), a partir do dia 30 de março. O retorno das atividades é previsto para 22 de abril.

A Honda anunciou na tarde de sexta-feira (20) que irá suspender a produção de automóveis nas unidades de Sumaré e Itirapina (SP) por 20 dias, a partir de 25 de março. O retorno está previsto para 14 de abril, mas a empresa já disse que pode postergar a volta para 27 de abril. Durante esse período, os funcionários ficarão em férias coletivas.

Por outro lado, a fábrica de motos de Manaus não foi incluída na medida. Segundo a Honda, “a parada da produção é uma alternativa em avaliação, em resposta ao provável avanço na disseminação do vírus no estado do Amazonas.”

Outras marcas

Na última quinta-feira, a Ford anunciou a paralisação em todas as suas fábricas da América do Sul a partir de segunda-feira (23), enquanto a Volvo dará férias coletivas para os 3,7 mil trabalhadores de sua fábrica de caminhões e ônibus em Curitiba, a partir de 30 de março.

A Volkswagen disse que vai suspender atividades de todas as suas fábricas no país a partir da próxima segunda (23). A Mercedes-Benz também deu férias coletivas para todos os seus funcionários, assim como a General Motors.

Fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP) — Foto: Divulgação

Leia mais

Mais 60 respiradores chegam ao Espírito Santo

O Governo do Estado recebeu, na noite do...

Brasil está analisando casos suspeitos de reinfecção por Covid-19

Ao longo dos meses, vêm ganhando força histórias sobre a possibilidade de uma pessoa que já foi infectada e curada de Covid-19 poder ficar...

Operação Focus investiga origem das queimadas no Pantanal

Técnicos do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul, da Perícia Técnica da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do estado, agentes...

Leia também

Gato que foi ferido com vergalhão no Espírito Santo foge de abrigo onde recebia tratamento

O animal foi resgatado depois de ter sofrido maus-tratos e estava sendo cuidado por uma protetora de animais. Ele fugiu da casinha durante a...

Mourão diz que Auxílio Emergencial ‘seria mais eficaz’ caso tivesse sido pago valor menor por mais tempo

Vice-presidente da República esteve no Espírito Santo nesta quarta-feira (2) para evento realizado pela Rede Gazeta. Ele também defendeu reformas administrativa e tributária, além...

Espírito Santo chega a 4.322 mortes e 178.450 curados com 193.825 casos confirmados de Covid-19

Na comparação com os dados divulgados nesta terça-feira (1), o aumento é de 26 mortes e 1.852 novos casos da doença. Teste Covid-19 — Foto:...

Polícia prende 37 pessoas na 8ª fase da Operação Sentinela no Espírito Santo

Além das prisões, a polícia cumpriu 49 mandados de busca e apreensão. Dez armas foram apreendidas, além de munição, dinheiro e vários tipos de...