“Festas de fim de ano podem ter provocado nova onda de covid” diz secretário • SiteBarra

“Festas de fim de ano podem ter provocado nova onda de covid” diz secretário

As festas de fim de ano podem ter criado condições para que se iniciasse uma nova onda da pandemia do coronavírus tando no Brasil, quanto no Estado do Espírito Santo. A afirmação foi feita pelo secretário da Saúde, Nésio Fernandes, em uma coletiva de imprensa, na manhã desta segunda-feira (10). Além das festas, ele também citou a movimentação de pessoas no País e no turismo, durante esse período.

” Nós não acreditamos que essa seja uma simples oscilação temporária por conta do Natal e do Ano Novo. Mais o impacto desta nova expansão de casos deve ser mitigado, principalmente, pela cobertura vacinal” disse Nésio.

No entanto o secretário explica que essa onda poderá ter mais um aumento nas próximas semanas. ” Não acreditamos que terá características  semelhantes às ondas anteriores. Porque neste momento, temos um percentual de cobertura vacinal que protege a população, dando à nossa característica imunológica uma resposta já de aprendizado em relação a que tínhamos em momento anterior, durante as outras ondas”, explicou.

De acordo com ele, a expectativa é que esses novos casos tenham um impacto maior nos atendimentos ambulatoriais, como avaliações médicas, testagem e emissão de atestados para trabalho. ” Isso deverá exigir dos gestores (dos sistemas públicos e privados) medidas de preparação para um comportamento novo da pandemia em relação às ondas anteriores”.

Nésio ainda explicou que, mesmo com essa possibilidade de aumento, a pressão hospitalar projetada para as próximas semanas esta dentro das capacidades do Estado de garantir acesso a todos os pacientes ao Sistema de Saúde do Espirito Santo.

Secretário Nésio Fernandes afirma que depois da pandemia haverá uma nova rede hospitalar

Nésio Fernandes falou sobre leitos e rede hospitalar em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 16 (Foto: Secom/ES)