Festa do Caminhoneiro prossegue hoje com shows regionais

Compartilhe

A 1ª Festa do Caminhoneiro e da Safra de Café 2022, que estreou nessa quinta-feira, 17, com forte presença do público e muita diversão, prossegue neste sexta-feira com mais três grandes shows: Banda Sigmahits, formada por artistas locais, Isrraelle Cândido e Banda e Fabrício é Show, ou seja, uma noite toda francisquense com alguns dos melhores nomes da música local e regional.

A partir de amanhã, além dos shows no Parque de Festas Albuíno Azeredo, no Polo Industrial, teremos vários eventos paralelos, além da programação de shows e o bingo de uma motocicleta, no parque.

No dia 18, sábado, será realizado o Vôo Livre do Caminhoneiro, evento promovido pela Associação de Voo Livre XC Noroeste, que terá uma revoada de pilotos de parapente.

A concentração está prevista para as 10h, na praça Arlindo Pinto da Costa, de onde os pilotos serão levados de ônibus até a rampa de vôo livre de Vargem Alegre.

Os pilotos Gustavo e Cléber, serão os primeiros a decolar e vão aguardar no céu, a decolagem dos outros participantes, por volta do meio dia. Depois que todos decolarem, Gustavo e Cléber vão liderar a revoada até o Parque de Festas Albuíno Azeredo, onde acontecem o pouso.

Ciclopedal

Na manhã do domingo, 19, será a vez dos amantes das bicicletas realizarem o Ciclopedal do Caminhoneiro. Assim como no voo livre, haverá concentração na praça central, a partir das 7h e, em seguida, saída rumo ao Parque de Festas Albuíno Azeredo, um percurso de 8 km, onde a caravana será recebida com um café da manhã.

O prefeito Enivaldo dos Anjos fez questão de convidar os vereadores e secretários municipais para comparecerem ao parque, no início da noite desta segunda, para testarem a iluminação do local.

Desafio de Grau

Ainda no domingo, mas a partir das 9h30, será realizado, na pista do Polo Industrial o Desafio de Grau do Caminhoneiro, com mais de 200 motos fazendo manobras no local. Vale destacar que todos os participantes terão que usar capacete e outros equipamentos de proteção individual.

Atrações principais

A 1ª Festa do Caminhoneiro e da Safra do Café tem como atrações principais o cantor Zé Felipe, que teve show adiado do final do ano passado em Barra de São Francisco, por causa de problemas de saúde, além do cantor Frank Aguiar e vários artistas regionais.

A festa será promovida pela Associação de Caminhoneiros de Barra de São Francisco, dirigida pelo caminhoneiro Everton Machado Stefanon, o Marmitão, que tem dois veículos, com apoio da Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Geração de Empregos.

De acordo com Marmitão, os recursos arrecadados na festa serão usados para montar uma base, ou seja, um posto de estocagem e abastecimento próprio da categoria no município.

Um grupo de proprietários de caminhões de Barra de São Francisco decidiu fundar a associação para defender os direitos dos seus associados. “Nossa entidade foi fundada há apenas seis meses, mas já contamos com 42 associados e esperamos chegar a 100 rapidamente, uma vez que, a procura tem se tornado cada vez maior”, destaca Marmitão.

E para construir essa base, que irá receber o combustível adquirido diretamente das refinarias, a associação foi em busca do apoio do prefeito Enivaldo dos Anjos, que se comprometeu a contribuir para que a entidade consiga atingir seus objetivos.

Dos Anjos destaca que o setor de logística tem enorme força em Barra de São Francisco, ajuda a gerar renda e empregos e além de pagar impostos, contribui para o município obtenha mais retorno de ICMS, quando as empresas emitem notas fiscais na cidade, por isso, a Prefeitura está patrocinado um evento da categoria no mês de junho.

“Agradecemos ao prefeito Enivaldo dos Anjos, pelo apoio e, temos certeza que, a partir da instalação dessa base, o município terá ainda mais retorno da categoria, na geração de emprego e renda”, finalizou Marmitão.

Safra do café

O município de Barra de São Francisco possui mais de 90 mil hectares de extensão, sendo 5 mil hectares destinados à cafeicultura de conilon.

 

Apesar de apresentar bons índices pluviométricos, locais adequados para a construção de barragens e outras características, muitos cafeicultores do município não aplicam as tecnologias disponíveis, desenvolvidas ou recomendadas pelo Incaper.

A produção chegou a 11.813 toneladas no município em 2020, sendo 11.790 toneladas de café conilon e 23 toneladas de café arábica.

Leia também

Ministro da Economia diz que entrada do Brasil na OCDE é prioridade

Durante a abertura do evento “Semana Brasil-OCDE”, que está sendo realizado em Brasília até esta sexta-feira (24), o...

Médica veterinária perseguida e morta a tiros na Bahia é enterrada após cortejo e homenagens no Espírito Santo

  Enterro da médica veterinária Cristiane Boldrini, morta a tiros na Bahia — Foto: Eduardo Dias/TV Gazeta A médica veterinária...

Quarta dose da vacina, inverno aumenta casos de problemas respoiratórios, práticas sustentáveis e OCDE

No episódio desta semana (24), o podcast Giro Brasil 61 fala da quarta dose de vacina contra a...

Moto fica destruída após pegar fogo na Avenida Guanabara em Nova Venécia

Uma motocicleta pegou fogo na Avenida Guanabara, no início da tarde desta sexta-feira (24), nas proximidades da Vila...

Se a PF prendeu, tem um motivo, diz Bolsonaro sobre ex-ministro da Educação

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta quarta-feira que o ex-ministro Milton Ribeiro, preso...

Vitória tem caso suspeito de varíola dos macacos

  A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) divulgou, na tarde desta quarta-feira (22), que notificou ao estado um...

Quem foi São João Batista

  A vocação profética de São João Batista é circundada, desde o seio materno, de eventos extraordinários, em preparação...

INDICADORES: Preço do café arábica cai nesta terça-feira (28)

A saca de 60 quilos do café arábica iniciou a terça-feira (28) com diminuição de 1,23% no preço...