Ferramenta on-line mostra uso de imóveis pela União

pilotis

– Foto:
Câmara dos Deputados

A nova versão do  Painel de Raio-X, do Ministério da Economia (ME), informa também dados sobre os imóveis de uso especial da União. Entre eles estão prédios de repartições públicas, terrenos, aeroportos e universidades. O painel revela que mais de 51 mil imóveis estão sob uso da União, dos quais mais de 49 mil são próprios e 1.501 são locados. O Distrito Federal é a região que concentra a maior parte – 15,4% dos imóveis em relação aos estados.

“O governo federal tem investido no acesso público às informações sobre as ações desenvolvidas pelo Executivo”, afirma o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert. “Além de ampliar a transparência, a melhoria contínua do Raio-X também subsidia iniciativas de transformação institucional. A inclusão desses novos dados visa incentivar a otimização do uso dos imóveis da União”, completou.

Na nova versão, foi incluída a aba “Patrimônio da União”. Nela, a partir da seleção nas tabelas e gráficos interativos, são detalhados o total de imóveis utilizados para execução de serviços públicos e o quantitativo de utilização por órgão, por localidade e por tipo (edifício, quartel, escola, fazenda, etc.). Os dados incluem, também, informações sobre o regime de utilização desses imóveis: como imóvel funcional, para prestação de serviço público, para locação a terceiros, se estão em processo de regularização ou, ainda, se estão vagos.

“A eficiência na ocupação dos imóveis pela Administração Pública é imperativa para o controle dos gastos”, sustenta Fernando Bispo, secretário de Coordenação e Governança do Patrimônio da União. “Uma gestão só pode ser considerada eficiente se ela impactar positivamente no resultado financeiro. Isso é cuidado com o dinheiro do pagador de impostos”, define ele. A integração dos dados patrimoniais da União ao Painel de Raio-X contou com a parceria da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União do Ministério da Economia (SPU), por meio do sistema SPIUnet.

Não estão contemplados no Raio-X os imóveis dominiais, aqueles imóveis da União que não são ocupados pela Administração Pública, mas sim cedidos a terceiros por meio de instrumentos de regularização fundiária. Também não estão incluídos os bens de uso comum da população como rios, praças, vias públicas e praias.

Planejamento Estratégico Institucional

Outra novidade do Painel é o indicador localizado na aba “Soluções de Modernização”, que informa se o órgão possui Planejamento Estratégico Institucional (PEI) publicado em seu portal, revisado e alinhado ao Plano Plurianual da União (PPA 2020-2023), conforme estabelecido na Instrução Normativa Nº 24/2020.

O Painel revela que 11,41% das instituições públicas federais disponibilizaram o Planejamento Estratégico Institucional à sociedade. O PEI é o instrumento que determina os principais objetivos, estratégias, metas, valores e ações do órgão e entidade, de forma a ordenar a alocação dos recursos e a definir as prioridades. A lista completa pode ser acessada na página dos Planos Estratégicos Institucionais.

Histórico do painel

A versão aberta da ferramenta Painel de Raio-X foi lançada em fevereiro de 2020. A primeira versão, criada em 2019, foi desenvolvida como instrumento de apoio à gestão, com acesso restrito aos gestores públicos. O Painel oferece uma visão integrada e detalhada de informações sobre orçamento primário, força de trabalho, cargos e funções, transformação digital e adesão dos órgãos às soluções de modernização oferecidas pelo governo.

A proposta é que, ao longo do tempo, sejam incorporadas novas métricas, indicadores de resultado e publicações que possibilitem uma melhor prestação de contas por parte do Estado. Ainda este ano, será incorporada a dimensão de Custeio Administrativo do Poder Executivo Federal.

Leia mais

Espírito Santo é primeiro lugar em transparência dos dados do Coronavírus

O Espírito Santo é o estado mais transparente na divulgação dos dados referentes ao novo Coronavírus...

Homem com mandado de prisão em aberto é preso em Ecoporanga

Na última sexta-feira (03.07), os militares de Ecoporanga receberam a informação de que um cidadão estaria com mandado de prisão em aberto e que...

Nova Venécia: homem e mulher ficam feridos após baterem de moto em muro

Duas pessoas ficaram feridas após um acidente de moto na tarde desta quarta-feira, dia 22, no bairro Filomena Nova Venécia. Segundo o Corpo de Bombeiros,...

Leia também

Acidente deixa três pessoas feridas no bairro São Cristóvão

Imagem ilustrativa Três pessoas ficaram feridas em um acidente entre uma motocicleta e um carro, no bairro São Cristóvão, em Nova Venécia. Segundo o Corpo de...

Bandido é preso após furtar clínica no centro de Mantena

O bandido já havia furtado a Clínica nesta  sexta feira, (18), a polícia esteve presente e  não conseguiu localiza-lo indo embora, porém o larápio ...

Carro capota e em seguida pega fogo em mais um acidente na reta do Maia, em Barra de São Francisco

Mais um acidente foi registrado na reta do Maia, em Barra de São Francisco, na madrugada deste sábado (19). De acordo com informações do Corpo...

Comandante-geral da PM realiza reunião de trabalho em unidades do norte e noroeste do Estado

Nesta sexta-feira (18), o Comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo, coronel Douglas Caus, realizou reuniões de trabalho no 11º BPM em Barra de...