Federação do Comércio pede reabertura gradual de lojas no ES, governo vai avaliá-las

A Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES) entregou ao governador Renato Casagrande uma proposta de reabertura gradual do comércio no Espírito Santo, mesmo durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O comércio no estado está fechado há quase um mês, desde o dia 20 de março, por determinação do governador. A proposta principal da Fecomércio é reabrir partir da próxima quarta-feira (22), já que segunda (20) e terça-feira (21) são feriados no estado.

Controle de horário

De acordo com o presidente da Fecomércio, Cláudio Sipolatti, a proposta contempla cuidados com a saúde dos trabalhadores e dos clientes. Além disso, serão estabelecidos horários específicos para a abertura dos diferentes setores do comércio, que serão divulgados em breve.

“Procuramos na nossa proposta evitar aglomerações no transporte coletivo e também nas ruas, segmentando horários para cada departamento, cada tipo de loja. Eu acredito que isso vai diminuir o fluxo nas avenidas e reduzir o fluxo de pessoas, como as que estão no supermercado”, detalhou.

Prazo

Para o presidente da Fecomércio, é importante trabalhar com medidas que possam ser estendidas por pelo menos dois meses, diante da pandemia do coronavírus.

“A retomada da atividade econômica é importante que seja feita gradualmente, porque acreditamos que esse cenário não é para 10 dias, ele vai cobrar da gente essa nova formatação por mais 60 dias”, apontou.

Resposta do governo

A Fecomércio aguarda a decisão do governo. De acordo com Sipolatti, será convocada uma nova reunião com a entidade até o próximo sábado (18).

O governo do Estado disse que está recebendo as propostas e vai avaliá-las.

Leia mais

Boa Esperança descarta dois casos suspeitos de coronavírus

A Secretaria de Saúde de Boa Esperança descartou,...

Ação alerta jovens sobre importância do diálogo para prevenção ao suicídio

A campanha foi iniciada em 2019 para estimular o diálogo com as pessoas que estão ao seu redor. Foto: Banco de imagens Para chamar a...

MG: Estado capacita quase 30 municípios em gestão de resíduos

Quase 30 municípios mineiros receberam treinamento sobre as principais funcionalidades do Sistema Estadual de Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR). A capacitação foi ofertada...

Terras indígenas de Roraima recebem materiais e atendimento médico

Missão realizou atendimentos em especialidades como pediatria, ginecologia e infectologia Foto: Ministério da Defesa Após cinco dias de atendimentos nas aldeias Yanomami e Raposa Serra...

Leia também