Fapes lança edital de apoio a iniciativas de combate à Covid-19 no Espírito Santo

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) abriu a chamada de avaliação de projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação que envolvam soluções para o enfrentamento da pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19). O edital dá prosseguimento aos trabalhos iniciados com o lançamento do cadastro de iniciativas de combate à Covid-19, no início de abril, e destinará R$ 1,8 milhão divididos em três blocos, segundo o cronograma divulgado. As inscrições seguem até 13 de maio.

Por meio da chamada, a Fapes apoiará o desenvolvimento de projetos com ações efetivas e inovadoras – a serem iniciadas, em curso ou em início de atividade – visando ao enfrentamento e à mitigação dos danos causados pela Covid-19 na saúde da população do Espírito Santo.

Os interessados já podem cadastrar as propostas no formulário disponível no site da Fapes, no qual será necessário informar o resumo da proposta, seu foco e a indicação do problema que busca resolver.

CLIQUE E ACESSE O FORMULÁRIO PARA CADASTRAR AÇÕES DE COMBATE À COVID-19

Cadastro no formulário e no SigFapes

A chamada pública conta com duas fases de submissão e três períodos de avaliação. A primeira fase é o preenchimento do formulário de cadastro das ações de combate à Covid-19, já disponível no site da Fapes desde o dia 3 de abril.

Após o cadastro, uma equipe do Governo do Estado avaliará as propostas apresentadas. A Fapes comunicará aos proponentes, por e-mail, quanto ao enquadramento ou não dos projetos neste edital. Caso atendam às condições, os proponentes serão convidados a submeterem as propostas detalhadas no Sistema de Gestão da Fapes (SigFapes), para participar da segunda fase da chamada. As propostas já enviadas pelo formulário até a publicação do edital, após avaliação, também terão os responsáveis convidados a registrarem o projeto detalhado no SigFapes.

Além disso, propostas de serviços, produtos ou projetos submetidos por meio do formulário on-line, mas que não se enquadrarem no edital, poderão ser indicadas a outros órgãos estaduais.

A avaliação do mérito das propostas submetidas no SigFapes será realizada de acordo com: a relevância da proposta e dos resultados pretendidos para o enfrentamento da pandemia da Covid-19; a experiência do proponente e da equipe; a infraestrutura disponível; a compatibilidade do orçamento; e a viabilidade da proposta considerando custo, tempo e benefícios.

As propostas submetidas ao edital serão divididas em três blocos de acordo com o período de submissão do projeto. As iniciativas cadastradas até essa terça-feira (28) fazem parte do primeiro bloco; as que forem enviadas a partir desta quarta-feira (29) até o dia 6 de maio estarão no segundo bloco; e as submetidas entre 7 e 13 de maio serão agrupadas no último bloco do edital.

Combate à Covid-19 no ES

Edital 03/2020 faz parte das ações desenvolvidas pelo Governo do Espírito Santo para controlar a disseminação da doença no Estado. A Fapes é autarquia vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), que participa do Centro Integrado de Comando e Controle de Enfrentamento a Pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19).

Os representantes dos órgãos que compõem o Centro Integrado se reúnem diariamente para debater políticas públicas que criem soluções para a pandemia da doença. Dessa forma, os dirigentes estaduais terão acesso constante às propostas recebidas pela Fapes para definir as que são mais adequadas à estratégia de combate à Covid-19 no Estado.

SERVIÇO:
Edital Fapes 03/2020 – Edital de Avaliação de Demanda Induzida – Covid-19
Formulário de Cadastro de Ações de Combate à Covid-19 no ES (Fase 1)
Submissão de propostas até 13 de maio
Informações: coronavirus@fapes.es.gov.br

Leia mais

Incaper entrega sete picapes em Fazendas Experimentais

Foram realizadas as entregas de sete picapes nas Fazendas Experimentais do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência...

Apae continua com atendimento aos usuários

» Equipe continua com atendimentos e respeitando as medidas de prevenção da Covid-19 ...

Idaf participa de grupo de estudos em universidade

O papel importante do médico-veterinário que atua na defesa agropecuária do Estado, pelo Instituto de Defesa...

Todos por Todos: mais de 800 serviços gratuitos para a população

No Todos por Todos é possível também buscar vagas no mercado de trabalho. Foto: Banco de Imagens Com o começo da pandemia causada pelo novo...

Leia também