Fapes financia pesquisas sobre poluentes aquáticos realizadas em parceria internacional

Pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa e inovação presentes no Espírito Santo podem receber fomento para investigações científicas sobre recursos hídricos, por meio da chamada transnacional Aquatic Pollutants 2020. O edital conta com a participação de 32 organizações de financiamento em 26 países. Dessa forma, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) destina € 100 mil (cem mil euros) para apoiar até dois projetos.

Os interessados devem submeter as pré-propostas, em inglês, até o dia 16 de abril, por meio da Plataforma da Chamada Aquatic Pollutants 2020. É necessário o envolvimento de parceiros de pesquisa elegíveis de, ao menos, três países participantes do edital. Os projetos terão financiamento por um período de até 36 meses.

O envolvimento do Brasil no acordo internacional se deve à atuação do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que aderiu à chamada junto à União Europeia, por meio das ações Water Joint Programming InitiativeJPI Oceans e The Joint Programming Initiative on Antimicrobial Resistance (JPIAMR).

Uso dos recursos da Fapes

O apoio financeiro oferecido pela Fapes poderá ser utilizado para capital, custeio e pagamento de bolsas. Para capital e consumo, o proponente deverá observar os itens que podem ser financiáveis, de acordo com a Resolução CCAF 217/2018.

No caso das bolsas, a Fapes autoriza a concessão nas modalidades de Iniciação Científica, Mestrado e DTI (A, B e C). Para solicitação de bolsas, o proponente deverá levar em conta os valores disponibilizados no site da Fapes.

Aquatic Pollutants 2020

No total, são cerca de 22 milhões de euros a serem destinados ao fomento de projetos de pesquisa e inovação que estabeleçam abordagens integradas e intersetoriais para gerenciamento de riscos. Deve-se combinar as áreas de pesquisa de contaminantes de interesses emergentes, patógenos e resistência antimicrobiana. Será considerado todo o ciclo da água, desde a nascente até as bacias hidrográficas e, eventualmente, os oceanos.

Ainda existem grandes riscos associados à ocorrência de contaminantes emergentes, patógenos e bactérias resistentes a antimicrobianos em nossos corpos d’água e oceanos. Um dos objetivos da Aquatic Pollutants é fazer com que as comunidades de pesquisa nos setores de água doce, água marinha e saúde trabalhem juntas e criem sinergias para abordagens conjuntas. Dessa forma, é possível enfrentar os desafios de maneira abrangente e desenvolver soluções multidisciplinares e práticas para o fornecimento de água potável segura e a manutenção de ambientes aquáticos saudáveis.

Temas

Os pesquisadores interessados devem submeter propostas de pesquisa e inovação dentro de, pelo menos, um dos seguintes temas:

– Medição: comportamento ambiental dos contaminantes de interesse emergente (CECs), patógenos e resistência antimicrobiana nos ecossistemas aquáticos;
– Avaliação: avaliação de risco e gerenciamento dos CECs, patógenos e bactérias resistentes a antimicrobianos nos ecossistemas aquáticos (terrestre, costeiro e marinho) para a saúde humana e meio ambiente; e
– Tomada de medidas: estratégias para reduzir os CECs, patógenos e bactérias resistentes a antimicrobianos em ecossistemas aquáticos (terrestre, costeiro e marinho).

Cronograma – Chamada Aquatic Pollutants 2020

– Abertura da Chamada: 17 de fevereiro de 2020
– Prazo para pré-propostas: 16 de abril de 2020
– Convite para apresentação de propostas completas: junho 2020
– Prazo final para propostas completas: 14 de agosto de 2020
– Anúncio da decisão de financiamento: outubro de 2020
– Início dos projetos: de dezembro de 2020 a março de 2020
– Término do projeto: 30 de junho de 2024.

SERVIÇO:
Chamada Aquatic Pollutants 2020
Informações gerais da chamada em inglês (ERA-NET)
Informações gerais da chamada em português (Confap)
Diretrizes da Fapes

Leia mais

Coronel Ramalho é o novo secretário de Segurança Pública do ES

O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), decidiu,...

Chega ao Brasil o décimo primeiro voo fretado pelo governo com carga de máscaras

O quinto carregamento de máscaras da China chegou ao Brasil nesse domingo (17) – Foto: ...

Forças Armadas investem em novas soluções para vencer o coronavírus

– Foto: Cecília Bastos/USP Militares pesquisadores e cientistas das Forças Armadas Brasileiras estão empenhados...

Federação do Comércio pede reabertura gradual de lojas no ES, governo vai avaliá-las

A Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES) entregou ao governador Renato Casagrande uma proposta de reabertura gradual do comércio no Espírito Santo, mesmo...

Leia também

Justiça faz acordo para garantir segurança sanitária nas eleições municipais

Sessão Solene do Congresso Nacional de promulgação da Emenda Constitucional que adia as eleições municipais de outubro de 2020 em razão da pandemia do...

Com risco moderado, Boa Esperança muda horário de funcionamento do comércio

Com a mudança de nível de risco alto...

Brasil alcança a marca de 16,5 milhões de eleitores filiados a partidos políticos

O Brasil tem hoje quase 16,5 milhões de eleitores filiados a partidos políticos. Desses, nove milhões são do sexo masculino, quase 7,5 milhões são...

Vacinação indiscriminada contra o sarampo é prorrogada para público de 20 a 49 anos

Em meio à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o Brasil tem registrado também um aumento de...