Fapes financia pesquisas sobre poluentes aquáticos realizadas em parceria internacional

Compartilhe

Pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa e inovação presentes no Espírito Santo podem receber fomento para investigações científicas sobre recursos hídricos, por meio da chamada transnacional Aquatic Pollutants 2020. O edital conta com a participação de 32 organizações de financiamento em 26 países. Dessa forma, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) destina € 100 mil (cem mil euros) para apoiar até dois projetos.

Os interessados devem submeter as pré-propostas, em inglês, até o dia 16 de abril, por meio da Plataforma da Chamada Aquatic Pollutants 2020. É necessário o envolvimento de parceiros de pesquisa elegíveis de, ao menos, três países participantes do edital. Os projetos terão financiamento por um período de até 36 meses.

O envolvimento do Brasil no acordo internacional se deve à atuação do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que aderiu à chamada junto à União Europeia, por meio das ações Water Joint Programming InitiativeJPI Oceans e The Joint Programming Initiative on Antimicrobial Resistance (JPIAMR).

Uso dos recursos da Fapes

O apoio financeiro oferecido pela Fapes poderá ser utilizado para capital, custeio e pagamento de bolsas. Para capital e consumo, o proponente deverá observar os itens que podem ser financiáveis, de acordo com a Resolução CCAF 217/2018.

No caso das bolsas, a Fapes autoriza a concessão nas modalidades de Iniciação Científica, Mestrado e DTI (A, B e C). Para solicitação de bolsas, o proponente deverá levar em conta os valores disponibilizados no site da Fapes.

Aquatic Pollutants 2020

No total, são cerca de 22 milhões de euros a serem destinados ao fomento de projetos de pesquisa e inovação que estabeleçam abordagens integradas e intersetoriais para gerenciamento de riscos. Deve-se combinar as áreas de pesquisa de contaminantes de interesses emergentes, patógenos e resistência antimicrobiana. Será considerado todo o ciclo da água, desde a nascente até as bacias hidrográficas e, eventualmente, os oceanos.

Ainda existem grandes riscos associados à ocorrência de contaminantes emergentes, patógenos e bactérias resistentes a antimicrobianos em nossos corpos d’água e oceanos. Um dos objetivos da Aquatic Pollutants é fazer com que as comunidades de pesquisa nos setores de água doce, água marinha e saúde trabalhem juntas e criem sinergias para abordagens conjuntas. Dessa forma, é possível enfrentar os desafios de maneira abrangente e desenvolver soluções multidisciplinares e práticas para o fornecimento de água potável segura e a manutenção de ambientes aquáticos saudáveis.

Temas

Os pesquisadores interessados devem submeter propostas de pesquisa e inovação dentro de, pelo menos, um dos seguintes temas:

– Medição: comportamento ambiental dos contaminantes de interesse emergente (CECs), patógenos e resistência antimicrobiana nos ecossistemas aquáticos;
– Avaliação: avaliação de risco e gerenciamento dos CECs, patógenos e bactérias resistentes a antimicrobianos nos ecossistemas aquáticos (terrestre, costeiro e marinho) para a saúde humana e meio ambiente; e
– Tomada de medidas: estratégias para reduzir os CECs, patógenos e bactérias resistentes a antimicrobianos em ecossistemas aquáticos (terrestre, costeiro e marinho).

Cronograma – Chamada Aquatic Pollutants 2020

– Abertura da Chamada: 17 de fevereiro de 2020
– Prazo para pré-propostas: 16 de abril de 2020
– Convite para apresentação de propostas completas: junho 2020
– Prazo final para propostas completas: 14 de agosto de 2020
– Anúncio da decisão de financiamento: outubro de 2020
– Início dos projetos: de dezembro de 2020 a março de 2020
– Término do projeto: 30 de junho de 2024.

SERVIÇO:
Chamada Aquatic Pollutants 2020
Informações gerais da chamada em inglês (ERA-NET)
Informações gerais da chamada em português (Confap)
Diretrizes da Fapes

Leia também

NV: mulher morre após ser atropelada por motorista que fugiu sem prestar socorro

  Foi confirmada nesta terça-feira (5), a morte cerebral de Erineia Santos da Silva, de 29 anos, atropelada por...

94,9% dos municípios pernambucanos dizem que 1% do FPM vai ajudar no pagamento do 13º salário

Em Pernambuco, dos municípios que participaram da pesquisa anual da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre a situação...

Prefeitura passa a oferecer serviço odontológico para população do distrito de Santo Antônio

O secretário de Saúde da prefeitura de Barra de São Francisco, Elcimar de Souza Alves acompanhou de perto,...

Obras do PAC vão contar com assistência jurídica da Advocacia Geral da União

Para se antecipar a possíveis problemas jurídicos e acompanhar o andamento das obras do Novo Programa de Aceleração...

Aura completa fundos para projeto Borborema, que custará US$ 188 milhões

A Aura Minerals anuncia que sua controlada Borborema Inc., subsidiária integral e proprietária indireta do projeto de ouro Borborema...

ES: grupo se passa por advogado, falsifica selo do TJ e aplica golpes em clientes

Um grupo se passou por advogado e extorquiu clientes de um escritório de advocacia em Aracruz, no Norte...