Fapes divulga resultado preliminar da seleção de bolsistas do PDCTR

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) divulgou, nessa segunda-feira (31), o resultado preliminar do edital do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (PDCTR). Os proponentes podem interpor recursos até o dia 09 de setembro.

Por meio do programa, os pesquisadores doutores podem receber bolsas para desenvolver projetos de pesquisa por um período de seis a 36 meses. Além disso, o edital prevê a possibilidade de solicitar auxílio financeiro para desenvolvimento do projeto vinculado à bolsa, no valor de até R$ 30 mil.

A chamada pública garante a aplicação de R$ 9,1 milhões e é promovida em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As pesquisas serão realizadas em instituições de Ensino Superior ou de pesquisa localizadas no Espírito Santo, sejam elas públicas ou privadas sem fins lucrativos.

Os bolsistas selecionados poderão desenvolver projetos de pesquisa ou inovação em todas as áreas do conhecimento, visando ao desenvolvimento técnico, científico e de inovação capixaba.

Grande Vitória e interior

Os objetivos do PDCTR são estimular a mobilidade e a fixação de pesquisadores em todas as regiões do Estado, fortalecer e diversificar os grupos e linhas de pesquisa, alavancar setores considerados de importância estratégica para o desenvolvimento estadual e diminuir as desigualdades entre as regiões capixabas.

Por isso, a chamada pública está dividida em duas vertentes:
– a primeira diz respeito à regionalização, voltada a doutores titulados em outros estados ou no exterior para realizarem pesquisas em instituições presentes na Grande Vitória;
– a outra trata da interiorização, destinada tanto a doutores de outros estados ou países bem como a doutores formados ou radicados no Espírito Santo.

CONFIRA:
Resultado de Seleção do Edital Fapes/CNPq nº 11/2019 – Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (PDCTR)

Leia mais

Mais de 14 mil vagas de emprego são abertas para beneficiários de programas sociais

Por meio do programa Progredir, o Ministério da Cidadania está ofertando 14 mil vagas, de para pessoas que são atendidas pelo Bolsa Família e...

Com Protocolo de Nagoya, empresas estrangeiras podem investir mais na cadeia extrativista do Pará

A ratificação do Protocolo de Nagoya no Senado, que define regras internacionais de acesso a recursos genéticos e repartição dos benefícios obtidos com a...

Sancionada lei que regula pagamento de auxílio a quem teve redução de salário

A Lei 14.058, publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (18), define as regras para os bancos federais pagarem os benefícios aos...

Vice prefeito e empresário fecham chapas para disputar as eleições de Iconha

O Vice Prefeito Mauri Monteiro (PDT) e o...

Leia também