Fapes divulga resultado do edital de apoio a núcleos emergentes de pesquisa do Estado

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) acaba de publicar, no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo, o resultado homologado da chamada pública do Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (Pronem), lançada em 2019. O Edital nº06/2019 é fruto da parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e destina até R$ 1,25 milhão às nove propostas selecionadas.

O objetivo dos editais do Pronem é selecionar pesquisas e projetos de extensão, em todas as áreas do conhecimento, realizadas por núcleos emergentes do Espírito Santo coordenados por pesquisadores bolsistas de produtividade nível 2 do CNPq.

A atuação da Fapes no apoio aos núcleos emergentes é voltada a estimular a integração e o fortalecimento desses grupos de pesquisa para induzir a formação de mais núcleos de excelência no Estado.

Desta forma, a Fapes transfere os recursos para consolidar linhas de pesquisa básica ou aplicada, além das atividades de extensão, contribuindo para o avanço da competência regional na produção científica capixaba e para o desenvolvimento de ambientes que estimulem a formação de jovem pesquisadores.

Pronem

Atualmente, a Fapes já apoia 36 núcleos emergentes com recursos direcionados pelas chamadas do Pronem lançadas em 2017 e 2018, superando a marca dos R$ 6 milhões. Os projetos tiveram o andamento apresentado durante os seminários realizados no último mês de outubro, que foram transmitidos pela página da Fundação no Facebook.

SERVIÇO:
Edital 06/2019 – Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (Pronem)
Resultado homologado

Leia mais

Leia também