Fapes apoiará pesquisas capixabas sobre biodiversidade

Segue até o dia 07 de dezembro o período de submissão de pré-propostas à Chamada Transnacional Conjunta – BiodivRestore 2020-2021. Por meio da cooperação com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), dois projetos capixabas serão selecionados para receberem, cada um, até cinquenta mil euros (€ 50 mil) por 12 meses de realização.

O objetivo é apoiar a pesquisa e a inovação, podendo ainda abranger workshops ou breves modalidades, voltadas à conservação e restauração de ecossistemas degradados e sua biodiversidade, focando nos sistemas aquáticos.

As propostas deverão reunir consórcios formados por parceiros de, no mínimo, três países participantes da chamada. Para o Brasil, também é estimulado o envolvimento de mais de um investigador principal, envolvendo outros estados brasileiros participantes na chamada.

BiodivRestore 2020-2021

A chamada foi lançada pelo Water JPI e pela BiodivERsA, em parceria com a União Europeia e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Por meio da Chamada BiodivRestore 2020-2021 serão fomentadas pesquisas científicas em três temas prioritários:

– Estudo dos processos biológicos e biofísicos em jogo para conservação e restauração e suas interações;

– Avaliação das prioridades e sinergias entre os públicos-alvo, benefícios e políticas para conservação e restauração;

– Conhecimento para melhorar a eficácia e intensificação das ações de conservação e restauração.

Além do Brasil, aderiram à chamada os seguintes países: Áustria, Bélgica, Bulgária, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Letônia, Lituânia, Moldávia, Marrocos, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Taiwan e Tunísia.

Dentro do País são elegíveis pesquisadores por meio da adesão das fundações de amparo à pesquisa (FAP) dos seguintes Estados: Alagoas (Fapeal), Amazonas (Fapeam), Amapá (Fapeap), Bahia (Fapesb), Ceará (Funcap), Espírito Santo (Fapes), Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Mato Grosso (Fapemat), Mato Grosso do Sul (Fundect), Pará (Fapespa), Pernambuco (Facepe), Piauí (Fapepi), Rio Grande do Sul (Fapergs), São Paulo (Fapesp) e Santa Catarina (Fapesc).

Prazos de inscrição

As submissões de pré-propostas podem ser feitas até o dia 07 de dezembro. Já as submissões das propostas completas devem ser feitas até 15 de março ou 02 de maio de 2021, dependendo do número de pré-propostas recebidas.

Dúvidas de participantes brasileiros podem ser enviadas para a assessora internacional do Confap pelo endereço de e-mail biodivrestore.confap@gmail.com.

Informações:
Chamada Transnacional Conjunta – BiodivRestore 2020-2021 (dúvidas: biodivrestore.confap@gmail.com)
Diretrizes Fapes
 (dúvidas: parcerias@fapes.es.gov.br)
Submissão de pré-propostas até 07 de dezembro 2020 [CONFIRA]
Submissão de propostas completas até março ou maio de 2021 (a definir)

Leia mais

Mãe, filho e sobrinha são detidos suspeitos de furtar perfumes em loja de shopping no Espírito Santo

Três pessoas de uma mesma família foram detidas suspeitas de furto de perfumes na loja de um shopping em Vitória. O crime aconteceu no dia...

Litoral do Espírito Santo se transforma em berçário de baleias jubarte

Todos os anos, espécie procura águas mais quentes para a reprodução. Cerca de mil filhotes nascem no litoral do ES e proporcionam espetáculo ao...

Polícia apreende carro usado em ataque a moradora em situação de rua em Vitória

Travesti foi agredida e teve pertences queimados na madrugada desta quinta-feira (23). Motorista de aplicativo que alugou o veículo prestou depoimento e foi liberado.

Família entra em pânico com enxame de abelhas dentro de casa

Uma família teve que sair às pressas de...

Leia também

Operação da PF investiga esquema de migração ilegal para os Estados Unidos

  A Polícia Federal está investigando um esquema que facilita a imigração ilegal de pessoas para os Estados Unidos. As investigações da Operação Tarrafa, deflagrada na...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Região Nordeste do País tem previsão de chuva forte em alguns estados nesta quinta-feira (29)

A previsão do tempo para esta quinta-feira (29) no Nordeste do País é de chuva forte no sul do Piauí e no oeste e...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Centro-Oeste terá temporais e volumes de chuva elevados nesta quinta (29)

Esta quinta-feira (29) será de temporais e altos volumes de chuva no Centro-Oeste brasileiro. Os maiores acumulados de chuva são esperados entre o Mato...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Região Norte do país tem previsão de chuva, nesta quinta-feira (29)

Nesta quinta-feira (29), áreas de instabilidade no alto da atmosfera mantêm a condição para chuva forte na região Norte do país. Entre o Tocantins,...