Família de Barra de São Francisco busca ajuda para jovem com Ceratocone

Uma família francisquense está vivendo um momento de muita apreensão com a situação do jovem Kauan de Freitas, de 16 anos de idade.

A família é muito conhecida e querida em Barra de São Francisco. Kauan é neto de Dona Dalva Maria, que é filha de Cornélio Tebas de Freitas, o eterno Criatura o carroceiro da garotada, que marcou época cidade e faleceu em 2014.

Kauan tem ceratocone em ambos os olhos, enfermidade que afeta a estrutura da córnea, camada fina e transparente que recobre toda a frente do globo ocular. Em conversa com o SiteBarra, Dalva disse que seu neto estava na fila para transplante há dois anos, porém, com a pandemia da Covid-19, todas as cirurgias foram canceladas, por tempo indeterminado.

Segundo Dalva, o último médico que consultou o jovem disse que lentes de contato esclerais podem ajudá-lo. “Essa lente pode durar uns dois anos ou um pouco mais“, disse a avó ao SiteBarra.

O ceratocone faz com que a córnea se projete para a frente, formando uma saliência em forma de cone, o que leva ao comprometimento da visão.

Nas fases iniciais, quando a deformação da córnea não é grave, o uso de óculos é suficiente para recuperar a acuidade visual. No entanto, à medida que o ceratocone evolui, os óculos precisam ser substituídos por lentes de contato, que ajudam a ajustar a superfície anterior da córnea e a corrigir o astigmatismo irregular provocado pela deformidade.

De família humilde, Dalva lamenta não ter condição de comprar a lente para o neto. “A única coisa que tenho para fazer uma rifa é um cordãozinho, não sei se será o bastante”, lamentou ela.

Com a triste situação do neto, Dalva passou a buscar ajuda em vários segmentos da sociedade francisquense, mas até o momento sem sucesso. “Precisamos comprar essas lentes, pois no momento é o que vai ajudá-lo a conseguir esperar mais tempo pelo transplante“, disse emocionada.

Na tentativa de ajudar a família, alguns amigos estão se mobilizando. Quem puder e quiser ajudar também, pode entrar em contato direto com a avó, através do telefone (27) 99714-5608.

Dalva e seu neto Kauan

Sobre o Ceratocone

Ceratocone é uma doença genética rara, de caráter hereditário e evolução lenta, que se manifesta mais entre 10 e 25 anos, mas pode progredir até a quarta década de vida ou estabilizar-se com o tempo. A enfermidade atinge cerca de 150 mil pessoas por ano no Brasil e pode atingir os dois olhos de maneira assimétrica, ou seja, o distúrbio pode afetar mais um olho que o outro.

Ainda não se conhece a causa exata da doença. Possivelmente, as alterações na superfície da córnea sejam resultado de inúmeros fatores que contribuem para a perda de elementos estruturais dessa membrana e vão desde o decréscimo no aporte de colágeno até o ato de esfregar ou coçar os olhos com frequência. Por isso, o risco de desenvolver ceratocone é maior nos pacientes alérgicos, que sentem muita coceira nos olhos.

Ceratocone pode levar à cegueira?

Como a doença não afeta o nervo óptico, é difícil dizer que o ceratocone pode causar cegueira propriamente dita. Porém, sem tratamento ele pode progredir e deixar a visão extremamente prejudicada, a ponto de dificultar atividades diárias. Entretanto, o ceratocone é administrável e tem muitos tratamentos. Com acompanhamento, é possível retardar muito a progressão da doença e impedir a perda de visão.

Ceratocone causa dor de cabeça?

Sim. Como grande parte das condições que comprometem a visão, a dificuldade para enxergar provocada pelo ceratocone pode levar a um esforço que gera dor de cabeça.

Lentes esclerais

As lentes esclerais cobrem além da córnea, alguns milímetros da esclera (parte branca do olho) e isso faz com que o paciente não perceba o movimento da lente, proporcionando maior conforto, boa adaptação e recuperação visual, inclusive em córneas irregulares, como no ceratocone.

A lente escleral dura em média cerca de dois anos, desde que conservada e feitas todas as recomendações do especialista que a adaptou.

Leia mais

Veículos apreendidos no Espírito Santo são leiloados pela PRF na internet

Aproximadamente 780 veículos apreendidos nas rodovias federais do Espírito Santo serão leiloados virtualmente pela Superintendência da Polícia Rodoviária Federal do estado (SPRF-ES) até o...

Ambulância de Água Doce do Norte se envolve em aciente

Aconteceu na tarde deste sábado (09), por volta das 13h00min, um acidente envolvendo o motorista da prefeitura municipal de Água Doce do Norte, Gelthon...

iPhone 11 vem aí: Apple marca lançamento em 10 de setembro

A Apple confirmou a data de lançamento do iPhone 11: os sucessores do iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Maxserão apresentados em...

Pesquisadores poderão prorrogar bolsas de mestrado e doutorado por até três meses

Mais de 12 mil bolsistas serão beneficiados – Foto: Foto: Robson Moura/TV...

Leia também

Bandidos trocam tiros com a polícia em Nova Venécia

Uma equipe da Força Tática do 2º Batalhão realizava patrulhamento tático no bairro Altoé  em Nova Venécia na tarde da última segunda-feira (21), quando...

Espírito Santo chega a 3.452 mortes e 116.537 curados em 126.606 casos de Coronavírus

O Espírito Santo registrou, até esta quarta-feira (23), 3.452 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 126.606. O índice de letalidade...

Propaganda eleitoral para candidatos municipais começa dia 27 de setembro

Com a promulgação da Emenda Constitucional (EC) nº 107/2020, que adia eleições municipais para 15 (1º turno) e 29 de novembro (2º turno), ficou...