Falsos personal trainers são indiciados por exercício ilegal da profissão no Espírito Santo

De acordo com a Polícia, eles aproveitaram o período de pandemia para prestar serviços de consultoria. Nenhum deles tinha registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF).

Por Kaique Dias, G1 ES e TV Gazeta

Quatro falsos personal trainers foram indiciados pela Polícia Civil do Espírito Santo por exercício ilegal da profissão, propaganda enganosa e anúncio de atividade que pode causar risco ao consumidor. Um deles é agente da Guarda Municipal de Vitória.

Segundo a polícia, os quatro são homens, das cidades de Vitória, Cariacica, Serra e Viana, e têm entre 25 e 34 anos. Os nomes deles não foram divulgados.

De acordo com as investigações da Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), os suspeitos aproveitaram a procura por consultoria em atividade física durante a pandemia do coronavírus para ofertar serviços.

Porém, eles não têm registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF) para a prática.

Alguns chegaram a fazer propaganda dos serviços e até ofereciam consultoria na área de nutrição. De acordo com a polícia, essa é uma prática considerada comum, porque, em geral, os responsáveis acham que não serão penalizados sobre o delito.

“A denúncia partiu do Conselho Regional de Educação Física (CREF), de que pessoas que não são registradas estavam praticando, ministrando e vendendo consultorias e aulas on-line de forma ilegal. Os serviços eram claramente ofertados. Agora, eles vão ser processados por exercício ilegal da profissão, propaganda enganosa, e por praticar uma atividade que poderia colocar as pessoas em risco”, explicou o titular da DRCC, Brenno Andrade.

A pena por esse tipo de crime pode ser de prisão por até 2,5 anos. Eles podem, ainda, ser penalizados com pagamento de indenização às pessoas afetadas.

O nome do guarda municipal envolvido no caso será repassado à Corregedoria da Guarda Municipal.

A prefeitura disse que ainda não foi notificada sobre o caso, mas declarou que, assim que for, vai abrir um Processo Administrativo Disciplinar interno para apurar o caso.

Além do guarda, um dos presos era estagiário de educação física e outro disse à polícia que se formou, mas não tinham habilitação no Conselho para a prática. O quarto preso estava desempregado.

“Fica o alerta para as pessoas: nesse período de pandemia, com a busca pela prática de atividades físicas ao ar livre, tem que conferir se esse profissional é devidamente habilitada, sob o risco de você se lesionar, fazer alguma atividade prejudicial para você”, disse o delegado.

 

Leia mais

Prefeitura publica novo decreto sobre funcionamento do comércio em Barra de São Francisco

Através do Decreto de nº 161 – de 21 de junho de 2020, o prefeito de Barra de São Francisco, Alencar Marim (Podemos), no...

Ferramentas do EscoLAR proporcionam aos alunos continuidade da aprendizagem

O Programa EscoLAR, da Secretaria da Educação (Sedu), mantém a comunicação entre aluno e professor. Marcos...

Governo oferecerá consultoria agrícola digital a produtores familiares do Nordeste

Agricultores familiares receberão informações dedados meteorológicos, manejo das culturas e do rendimento das colheitas diretamente no celular. Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil Agricultores familiares...

Leia também

Acidente entre carreta e dois carros deixa um morto na BR-101

Um acidente envolvendo uma carreta e dois carros deixou um homem morto na tarde desta quarta-feira (28) na BR-101, na altura da Serra, na...

Brasil: vereador é acusado de espiar mulheres trocando de roupa por buraco no teto

Um vereador de Varginha, em Minas Gerais, é acusado de espiar, por um buraco no teto, mulheres trocando de roupa em um banheiro do...

Prefeito de Anchieta Fabrício Petri exonera servidor que ofendeu adversários

O prefeito Fabricio Petri exonerou na tarde desta...

Inep registra mais de 15 mil candidatos inscritos na revalidação de diploma médico em 2020

Dos profissionais de medicina que vão participar do Revalida 2020, 51,8% são mulheres e 48,2% homens. Foto: Banco de imagens O número de inscrições confirmadas...