
Concerto acessível para surdos vai ser realizado em teatro em Vitória no Dia Nacional dos Surdos, nesta terça-feira (26) — Foto: Divulgação/Fames
Concerto acessível para surdos vai ser realizado em teatro em Vitória no Dia Nacional dos Surdos, nesta terça-feira (26) — Foto: Divulgação/Fames
Para marcar o Dia do Surdo nesta terça-feira (26), a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) vai realizar um concerto inédito totalmente acessível às pessoas surdas, com diversos recursos para percepção das músicas por meio da vibração, do tato e da visão. A informação é de Viviane Lopes, do g1 ES.
O primeiro concerto totalmente acessível da Fames vai ter apresentação da Banda Sinfônica às 20h no Teatro Virgínia Tamanini (anexo do Centro Cultural Sesc Glória), no Centro de Vitória, com ingressos a R$ 10.
O evento vai reunir um grupo multidisciplinar de músicos e educadores. Para fazer transformar a experiência em um formato acessível, foram definidas algumas medidas para oferecer às pessoas surdas o acesso à música, por meio de recursos que estabeleçam com o público uma relação vibrotátil, tátil e visual.
“Ao contrário do que se estabeleceu historicamente, a pessoa surda não é inapta ao saber e fazer música. Se ela não ouve, isso indica que as proposições musicais apresentadas a ela precisam ir além do som”, como explica a professora Ana Carolina Martins, presidente do Núcleo de Acessibilidade Educacional e Permanência (Naep) da Fames.

Fames ensaia para orquestra acessível — Foto: Divulgação/Fames
Fames ensaia para orquestra acessível — Foto: Divulgação/Fames
As adaptações da apresentação vão permitir uma nova experiência de percepção da música para todos os espectadores. A própria estrutura do teatro vai favorecer isso.
Isso porque o teatro tem um formato em que o público fica na mesma altura do palco, permitindo melhor propagação das vibrações sonoras, de forma que os músicos e o público fiquem horizontalmente alinhados.
Regente convidado da noite, o professor Paulo Eduardo de Almeida realizou uma pesquisa de repertório baseada na potência vibrátil de cada música, para que a banda propague ondas sonoras que provoquem maior vibração no ambiente.
No concerto da noite, será apresentada uma obra inédita, composta especialmente para a ocasião, pelo professor do departamento de sopros e percussão da Fames, Daniel Moreira. A obra, ainda sem título, é um concerto para percussão, Banda Sinfônica e um tradutor/intérprete de Libras que atuará, não apenas na acessibilidade linguística da composição, mas como integrante da peça.

Faculdade de Música do ES vai fazer concerto acessível — Foto: Divulgação/Fames
Faculdade de Música do ES vai fazer concerto acessível — Foto: Divulgação/Fames
Para aguçar a sensibilidade do público às vibrações da música, o público será incentivado a assistir ao concerto descalço. Também serão distribuídos balões de ar, que, em contato com o corpo, transmitem as vibrações das notas musicais.
O repertório do concerto também inclui uma obra que será realizada por uma cantora-sinalizante, isto é, simultaneamente ela cantará e sinalizará a Libras. Dessa forma, o público poderá concentrar a sua atenção num único ponto e não precisará dividir a sua atenção entre o tradutor libras e o artista.
- Concerto Acessível: Banda Sinfônica da Fames
- Data: 26 de setembro
- Horário: 20 horas
- Local: Sala Virgínia Tamanini (Centro Cultural Sesc Glória. Av. Jerônimo Monteiro, 428 – Centro, Vitória)
- Ingressos: a partir de R$ 10,00