
Fachada da Fábrica da Cacau Show atingida por incêndio em Linhares, Norte do ES — Foto: Divulgação/Cacau Show
A Fábrica da Cacau Show, em Linhares, Norte do Espírito Santo, atingida por um incêndio de grandes proporções na madrugada desta terça-feira (7), começou a operar em setembro de 2022 e respondia por 19% de toda a produção da marca. A informação é de Fabiana Oliveira e Juirana Nobres, do g1 ES.
Não houve registro de feridos. Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre as causas do incêndio.
Os bombeiros de Linhares informaram que foram acionados por volta das 4h40 e não há previsão para terminar os trabalhos, uma vez que o incêndio atingiu a parte de produção, onde é usada grande quantidade de açúcar e gordura.
A fábrica localizada no Espírito Santo conta com 450 funcionários e é uma das três unidades industriais do grupo. As outras duas ficam localizadas em Itapevi e Campos do Jordão, em São Paulo.

Foto mostra funcionários trabalhando em fábrica da Cacau Show atingida por incêndio em Linhares, Norte do ES — Foto: Divulgação Cacau Show
“Estamos reorganizando nossa cadeia de Supply Chain [cadeia de suprimentos] para que não haja qualquer impacto de produção”, informou comunicado emitido pela empresa.
De acordo com o relatório do ano de 2022, que consta no site da empresa, a área da fábrica tem cerca de 173 mil metros quadros, sendo 55 mil metros de área construída.

Fábrica da Cacau Show, em Linhares, Norte do ES — Foto: Divulgação/Cacau Show
Consta ainda no documento que a unidade é responsável pela fabricação da massa de chocolate, trufas, tabletes e biscoitos.
Por estar localizada próximo à Fazenda Dedo de Deus, em Linhares, onde o cacau utilizado para a produção dos chocolates da empresa é cultivado, a fábrica foi adquirida com o objetivo de otimizar o uso de matéria-prima produzida na propriedade. A plantão de cacau no local teve início em 2014 e a primeira colheita se deu em 2020.
A decisão de compra da nova unidade também foi tomada com base na proximidade com outros fornecedores de cacau do Espírito Santo e Bahia.

Fábrica da Cacau Show atingida por incêndio em Linhares, ES — Foto: Divulgação/Cacau Show
Por volta das 10h, o proprietário da Cacau Show, Alê Costa, relatou em vídeo que acompanhava o incêndio. Ele reforçou que ninguém ficou ferido e que ainda tenta entender o tamanho da destruição.
“Graças a Deus ninguém teve nenhum problema de saúde, e é o que mais importa. A gente tem a exata dimensão da nossa responsabilidade, e vai dar tudo certo. E essa é a hora que, juntos, não só em orações, mas também em atitude, fazemos tudo o possível para preservar o nosso negócio e as dezenas de milhares de empregos que a gente tem”, disse Alê.
Um vídeo mostra o início do incêndio dentro da fábrica da marca de chocolates Cacau Show. Na gravação, um funcionário grita assustado ao ver as chamas.
“Meu Deus. Olha isso! Nossa! Meu Deus. Está pegando fogo em tudo. Está vindo pra cá o fogo. Olha isso”, disse um funcionário.
A assessoria de imprensa da empresa confirmou ao g1 que as imagens são do interior da fábrica.