Expansão urbana: Barra de São Francisco deve chegar a cinco mil novas moradias até 2029

Compartilhe

 

No centro estratégico de convergência de duas estradas de ferro já autorizadas pelo Governo Federal à Petrocity Ferrovias, o município de Barra de São Francisco tem uma expansão estimada em 20% na sua área urbana nos próximos cinco anos.

São mais de 2 mil lotes que serão comercializados por empresas privadas, cujos projetos estão em processo de autorização ou já foram autorizados pela Prefeitura.

Recentemente o prefeito Enivaldo dos Anjos, falando sobre a implantação das duas ferrovias que se encontrarão em Barra de São Francisco e seguirão até São Mateus, no leste do Espírito Santo, disse que elas trarão, entre outras coisas, um ‘boom’ imobiliário no município.

Acredito que teremos até cinco mil novas residências na cidade”, informou.

Estamos criando o ambiente favorável para os investimentos. É isso que o empresário deseja. A cidade está fervendo de otimismo com o futuro. As pessoas demonstram isso e, diante de tudo o que estamos promovendo, a gente percebe como a cidade está movimentada e alegre. Vamos crescer de forma planejada, com loteamentos dotados de infraestrutura. Vários terrenos já estão sendo adquiridos com esse propósito”, disse Enivaldo.

Crescimento

O município de Barra de São Francisco tem 933 quilômetros quadrados com população estimada de 45.301 habitantes, um crescimento de 12,5% em relação ao último censo realizado em 2010.

De acordo com o IBGE, em 2020 o salário médio mensal dos trabalhadores de Barra de São Francisco era de 1,8 salários mínimos, apesar da substantiva melhoria nos últimos 20 anos com a expansão da indústria de rochas ornamentais. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total está na faixa de 18,1%, sendo que em 39% dos domicílios a renda per capta é de meio salário mínimo.

“Estamos investindo para melhorar os índices socioeconômicos do município. Leva algum tempo, mas alguém tem que começar. Pelo lado do poder público, compete-nos criar um ambiente de segurança institucional, responsabilidade administrativa e melhorar o estado de ânimo da população. Sentindo isso, o empreendedor vem”, disse Enivaldo, citando os investimentos sociais de sua gestão no enfrentamento da segurança nutricional da população em situação de vulnerabilidade, nas atividades de lazer e na qualificação profissional.

Da mesma forma, o prefeito acredita que o investimento que a prefeitura fará no novo centro administrativo no prédio do TD Hotel bem ao lado de onde será construida a nova rodoviária da cidade são iniciativas que ajudam na formação de um ambiente de desenvolvimento.

Os mais de dois mil lotes legalizados que serão colocados à venda em torno da sede municipal terão grande impacto na área urbana. Atualmente, segundo dados da Prefeitura, há 21.469 imóveis cadastrados em todo o município. Destes, há uma estimativa de que em torno de 16 mil sejam na sede.

Há 15.791 imóveis construídos, na sede e nos seis distritos, 5.316 não construídos, 249 construções em andamento, 21 construções paralisadas, seis em demolição e 46 em ruínas.

Loteamento Francisco Salles, na saída de Barra de São Francisco para Ecoporanga

 

 

 

 

Leia também

Final do Perna de Pau promete ginásio lotado nesta quinta-feira (18)

Por Marcelo Gregório Nesta quinta feira (18), estará acontecendo a grande final do campeonato Perna de Pau 2022, às...

‘Estava muito difícil conseguir comida’, diz cacique de indígenas venezuelanos que foram deixados no Espírito Santo

    Grupo de indígenas venezuelano se estabeleceu em terreno próximo à rodoviária de Vitória O cacique do povo Warao, grupo...

Sul do ES: suspeitos roubam lanchonete, batem de moto e um deles é morto por PM

  Assalto terminou em acidente e com suspeito morto no Sul do ES Um assalto à uma lanchonete terminou em...

Defesa Civil Nacional e Exército debatem parceria na resposta a desastres naturais

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Defesa Civil Nacional, promoveu, nesta terça-feira (16), um encontro...

Construção da Barragem Santa Marina, em Cordeirópolis, recebe mais R$ 1 milhão para obras

Para dar continuidade nas obras da Barragem Santa Marina, a Prefeitura de Cordeirópolis, no interior de São Paulo,...

MULTIVACINAÇÃO: Tem início a Campanha Nacional de Vacinação

Os pais e responsáveis de bebês, crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade devem ficar atentos:...

Advogado vai acionar judicialmente possíveis agressões e maus tratos por parte de funcionário do posto de saúde de Vila Verde de Pancas

O lavrador Valmir Diniz Ribeiro, que é dependente alcóolico, recentemente teve uma crise epilética devido ao consumo excessivo...

Cappitella terá ensaio técnico neste sábado (13)

  Acontece neste sábado, dia 13, a partir das 15h, o ensaio técnico da Carrettino dela cappitella, com saída...