Ex-maestro da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo morre aos 43 anos • SiteBarra

Ex-maestro da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo morre aos 43 anos

 

Maestro capixaba Leonardo David morreu aos 43 anos após sofrer um infarto

Maestro capixaba Leonardo David morreu aos 43 anos após sofrer um infarto

Morreu, aos 43 anos, o violinista da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, Leonardo David. De acordo com familiares, o músico foi vítima de um infarto no último sábado (6) quando estava em um quarto de hotel no Rio de Janeiro junto com a esposa, a também violinista Gabriela Queiroz. Ele se apresentaria na capital carioca esta semana.

Leonardo David era servidor concursado do governo estadual e atuava desde 2006 na Orquestra Sinfônica. Além de ter sido maestro da Orquestra, foi também professor auxiliar na Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) entre 2006 e 2008 e regente da Orquestra Camerata Sesi.

Mas, no ano passado, a carreira do músico sofreu uma reviravolta. Quando ele ainda era maestro da Orquestra Sinfônica, músicos o denunciaram por assédio moral e sexual. Pelo menos oito denúncias foram recebidas pelo Ministério Público estadual (MPES).

Depois disso, Leonardo David foi exonerado da função de maestro adjunto da Orquestra Sinfônica e demitido da Orquestra Camerata Sesi.

Músico capixaba Leonardo David morreu aos 43 anos vítima de um infarto

Músico capixaba Leonardo David morreu aos 43 anos vítima de um infarto

Leonardo David deixa a esposa e três filhos adolescentes. Segundo o amigo Sanny Souza, que é músico, professor e maestro, ele pretendia retomar a carreira em solo capixaba.

“Era uma sociedade filarmônica que ele estava criando e dessa sociedade iria surgir uma Orquestra Filarmônica de Vitória. Esse era o novo projeto dele, junto com a esposa dele”. Eles estavam traçando isso, trabalhando por esse projeto, contou o músico.

A musicista Alda Coutinho lamentou não ter se despedido do amigo, com quem já trabalhou.

“O coração fica muito triste com essa notícia, com essa perda de uma pessoa muito talentosa, do empreendedor que ele foi. Não só como violinista, como maestro, foi um criador de oportunidades para várias pessoas. Ele tornou profissional o grupo de alunos da Faculdade de Música, fundou a Camerata Sesi e, através disso, trouxe muita gente boa para o estado. Não só instrumentistas, como maestros, cantores”, disse.

A Secretaria Estadual de Cultura (Secult) também lamentou a morte do músico.

O velório de Leonardo David acontece nesta segunda-feira (8). O sepultamento acontece às 10 horas, no cemitério Parque da Paz, em Ponta da Fruta, Vila Velha.