Eventos corporativos e espaços culturais poderão funcionar a partir de 1º de setembro no Espírito Santo

 

O Governo do Espírito Santo vai liberar o funcionamento de eventos corporativos e de algumas atividades culturais a partir do dia 1º de setembro. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande (PSB) em pronunciamento pelas redes sociais na tarde desta sexta-feira (14).

Estarão autorizados os eventos corporativos, acadêmicos, técnicos e científicos, como, por exemplo, palestras, seminários e congressos.

No setor cultural, a abertura de galerias, centros culturais, bibliotecas e acervos também poderão acontecer.

Teatros, auditórios e salas de apresentação poderão ser utilizados por artistas, mas com uma particularidade: sem público.

Esses locais poderão ser usados para lives, gravações, produções de espetáculos, dança, música. Também estarão autorizadas as oficinas de formação social e cultural.

“São atividades que estamos permitindo porque podemos controlar o distanciamento, a não aglomeração, e podemos manter os protocolos necessários. Até o fim deste mês, a equipe discutirá os protocolos com os setores envolvidos para que possamos retomar as atividades no dia 1º de setembro”, explicou o governador.

No discurso, o governador enfatizou que, para o funcionamento, os locais que receberão esses eventos devem seguir os protocolos que serão estabelecidos pela equipe de governo junto aos representantes dos setores.

Alguns deles são as regras de distanciamento social, número máximo de frequentadores e disponibilização de álcool em gel para todos.

Pior momento passou

Durante a coletiva, o governador considerou que o pior momento da pandemia no estado, que aconteceu entre 15 de junho e 15 de julho, já passou. “Conseguimos passar pelo momento de maior índice de transmissão, maior demanda de leitos, especialmente de UTI”.

Casagrande falou, ainda, sobre a ampliação dos leitos. De acordo com ele, foram mais 715 leitos de UTI abertos em todo o estado para atender pacientes com a Covid-19.

“Conseguimos, por exemplo, vencer essa batalha por demanda de leitos. Nossa maior preocupação em fevereiro, março e abril, era achatarmos a curva (de casos da Covid-19) para que pudéssemos atender a todos que demandassem leitos, de UTI especialmente. Conseguimos abrir mais de 1.500 leitos, 715 só de UTI. Alguns já foram revertidos para outras enfermidades”, explicou.

Nova Matriz de Risco

O governador também adiantou que uma nova Matriz de Risco, que define o risco da Covid-19 em cada município do estado, será implantada em setembro, levando em consideração, principalmente, o número de mortes por causa da doença em cada cidade.

“O que vai ser considerado a partir de setembro é o óbito por município. É isso que vai levar efetivamente a dizer se o município está com risco baixo, alto ou moderado. Vamos levar em consideração os óbitos. Nosso desejo é não ter nenhum óbito por Covid no Estado”, considerou.

Transmissão caiu

Casagrande apontou, ainda, que a taxa de transmissão em parte do Espírito Santo já está abaixo de 1. Ou seja: um grupo de 10 pessoas infectadas transmite o vírus para menos de 10 pessoas, o que provoca uma queda da doença.

No entanto, em algumas regiões, o índice ainda é maior que 1, o que significa que um grupo de 10 pessoas com a doença transmite o vírus para mais de 10 pessoas.

“A transmissão do Estado caiu abaixo de 1. Os dados da pandemia elaborados pela nossa equipe técnica mostra que estamos reduzindo o número de pessoas infectadas. Mas temos, por exemplo, a região noroeste e nordeste, onde o índice de transmissão é maior que 1. Lá, ainda é crescente o numero de pessoas infectadas. Passamos pelo pior momento, e espero que não tenhamos uma segunda onda”, desejou o governador.

 

Leia mais

Região Norte do país tem pancadas de chuva, nesta terça-feira (15)

Nesta terça-feira (15), a maior parte da região Norte do país tem o tempo instável, com pancadas de chuva e trovoadas por causa de...

Confira as vagas de emprego abertas em Barra de São Francisco, Nova Venécia e outras cidades do ES

A semana começa com diversas vagas de emprego e várias cidades do Espírito Santo. Os interessados em empregos precisam criar, na unidade do Sine, um...

Pagamento do Auxílio Emergencial supera R$ 151,4 bi em investimentos do Governo Federal

Foto: EBC O Ministério da Cidadania divulgou, nesta sexta-feira (7), balanço sobre os últimos números do pagamento do Auxílio Emergencial, quechegou a R$ 151,4 bilhões...

Leia também

Homem morre eletrocutado no interior de Nova Venécia

Imagem ilustrativa Um homem de 46 anos morreu eletrocutado na manhã desta segunda-feira, dia 21, no interior de Nova Venécia. Segundo o Corpo de Bombeiros, a...

Número de casos de Covid-19 voltará a aumentar no ES, diz secretário de Saúde

O número de casos de Covid-19 voltará a...

Projeto de lei prevê punição para quem hostilizar profissionais de imprensa

Projeto de Lei apresentado pelo senador Fabiano Contarato (Rede-ES), pretende criminalizar a hostilização aos profissionais de imprensa. De acordo com o PL 4.522/2020, hostilizar...