Evento Luso-Brasileiro sobre história e cultura da alimentação tem apoio da Fapes

Compartilhe

Um evento internacional reúne, em Vitória, pesquisadores de universidades de todas as regiões brasileiras e instituições internacionais para apresentarem estudos sobre a história e a cultura da alimentação. O evento teve início nessa quarta-feira (25) e segue até a sexta-feira (27), em formato presencial e com transmissão on-line. São debates e análises sobre os eixos que conectam história, cultura, sustentabilidade e saúde por meio de abordagens multidisciplinares a partir da alimentação. O evento acontece na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – Campus de Goiabeiras, em Vitória –, e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Considerado o evento mais importante de língua portuguesa sobre o assunto em todo o mundo o Colóquio Luso-brasileiro Diaita de História e Culturas da Alimentação está na sua 9ª edição com o tema “Planeta Comestível & Mesas Multiculturais”. É a primeira vez na região sudeste do Brasil, sendo a capital capixaba escolhida como sede, onde acontecem simpósios temáticos, mesas redondas e conferências sobre conceitos e realidades a partir de dinâmicas determinadas pela comida nas mais diferentes identidades culturais.

O evento é organizado pela professora do Departamento de História da Ufes, Patrícia Merlo, especializada em História da Alimentação no Espírito Santo. A professora classifica o Colóquio como uma grande oportunidade para todos pesquisadores sobre o tema. “Ele envolve pesquisadores que compõem esta rede, que é uma rede internacional e transnacional de pesquisadores portugueses e brasileiros, mas também de outras origens do mundo de língua portuguesa, da lusofonia”.  A realização do evento conta com a parceria de Portugal, por meio da Universidade de Coimbra (UC), e apoio da Fapes, por meio do Edital 04/2023 – Organização de Eventos.

O Colóquio é resultado do projeto de investigação DIAITA: Património Alimentar da Lusofonia, que tem por objetivo estimular um estudo aprofundado e interdisciplinar sobre História e a Cultura da Alimentação, um património e identidade cultural comuns a portugueses e brasileiros. A equipe é coordenada pela professora Carmen Soares (UC) e conta com a participação de um grupo de especialistas de várias áreas disciplinares: História, Arqueologia, Filologia, Museologia, Arte, Sociologia, Antropologia, Dietética, Gastronomia e Nutrição. 

Entre as ações promovidas está a criação de conteúdos científicos dedicados à preservação e divulgação das Culturas Alimentares do Espaço Lusófono, buscando construir uma história e um levantamento do patrimônio dos padrões alimentares identitários que vigoram na atualidade em ambos os países participantes

O evento terá formato híbrido, com atividades presenciais e transmissão simultânea pela Superintendência de Educação a Distância (Sead) da Ufes. Pessoas interessadas podem se inscrever por meio de formulário on-line.

Com informações da Ufes

Leia também

10 coisas que não podem faltar em nenhuma bolsa

Ter uma bolsa bem equipada é a chave para enfrentar o dia a dia com praticidade e estilo....

Asfaltamento fortalece compromisso em modernidade da cidade

Por Carlos Madureira Recentemente foi dada a ordem de serviço para pavimentação asfáltica de 14 ruas no bairro Irmãos...

Criança morre afogada no Balneário de Mucurici

  Uma criança morreu após se afogar no Balneário de Mucurici, no Norte do Espírito Santo, no último domingo...

Casos de SRAG caíram nas últimas 6 semanas

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em nível nacional caíram nas últimas seis semanas e mantiveram-se estáveis...