Euclério: “Cariacica precisa de um líder que junte forças pelo município”

Unir todos aqueles que tenham com o que colaborar com o município, liderar de forma positiva a terceira maior população do Estado em torno do crescimento da cidade e desenvolver novos vetores de crescimento econômico e social são três eixos da proposta que o deputado estadual Euclério Sampaio (DEM) está levando aos eleitores de Cariacica para conquistar seu voto e tornar-se o seu próximo prefeito.

A população de Cariacica cresceu quase 10% nos últimos dez anos, conforme dados do IBGE, mas as receitas não cresceram na mesma proporção e isto está ligado à atividade econômica. Euclério entende que a fase pós-pandemia da Covid-19 requer atitude positiva de todos e principalmente dos gestores, para liderar o povo da cidade.

Para demonstrar que tem essa identidade, Euclério foi buscar na enfermeira, ex-vereadora e líder comunitária Edna Luzia Furtado (Avante) sua companheira de chapa como candidata a vice-prefeita. “É uma pessoa que conhece como poucos as necessidades da população da periferia. Precisamos ter um governo de inclusão social e Edna vai nos ajudar nisso”, acentuou Euclério.

PENSAMENTOS AFINADOS

Euclério e Edna são diferentes em alguns aspectos, mas iguais quando se trata de pensar o futuro de Cariacica. Euclério é branco; Enfermeira Edna é negra; Euclério é Investigador de Polícia Civil aposentado, além de advogado e deputado; Edna é da área da saúde; Euclério é evangélico; Enfermeira Edna é católica.

O plano de gestão de Euclério Sampaio foi, segundo ele, produzido com os pés nos chão, porém, solidificados. Para o candidato, “grupos extremistas”, em vez de apresentar projetos para beneficiar a população de Cariacica, perdem tempo com ataques a adversários.
“Cariacica precisa de um gestor que agregue lideranças em favor do povo. Temos que pensar sobre o que poderá ser feito após o fim da pandemia do novo coronavírus, diante do caos econômico e os efeitos na saúde das pessoas, sobretudo, com problemas psicológicos por causa dessa doença”, diz Euclério, que é nascido em Jardim América, onde reside com sua família. “Quem não tem projeto, passa o tempo atacando, prestando um desserviço para nossa cidade”.

Para a retomada do crescimento econômico, o candidato Euclério Sampaio ensina que é necessário que haja projeto para atrair empreendimentos para Cariacica. Diz que, para isso, é preciso desburocratizar os processos para abertura de empresas: “É fundamental que esse processo seja simplificado, para que possamos gerar emprego e renda de maneira mais célere”.

HORÁRIO AMPLIADO NA SAÚDE

Na saúde, Euclério Sampaoio defende que as unidades passem a funcionar das 6 horas às 22 horas, em dois turnos de escala, com oito horas cada:
“Vamos proporcionar aos moradores mais tempo e espaço para serem atendidos.

Também vamos procurar informatizar e interligar todos os postos de saúde para que o cidadão não precise mais dormir na fila e nem chegue aos postos de madrugada. Para desafogar os postos, tem que ter pelo menos duas ou três unidades funcionando durante 24 horas”.

GESTÃO COMPARTILHADA NA SEGURANÇA

Euclério Sampaio pretende comandar pessoalmente as reuniões na área da segurança pública. Para tanto, vai criar o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que contará com a participação da Secretaria de Defesa Social e demais secretarias municipais, além de representantes das comunidades.
“Vamos colocar em ação a Guarda Municipal, que será bem treinada e trabalhará armada, tendo, ainda, um setor de Inteligência. Vou procurar trabalhar em conjunto com as demais forças de segurança pública. Para isso, convidarei representantes das Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal para as reuniões de nosso GGI”, disse o candidato.
Ainda na área da segurança pública, Euclério Sampaio anuncia que buscará parceria com o setor privado a fim de melhorar a iluminação nos bairros de Cariacica, além de instalar sistema de videomonitoramento nas regiões e cerco eletrônico.

O candidato quer ainda uma segurança pública integrada com as comunidades e demais forças policiais, além do Ministério Público Estadual e Poder Judiciário. “Não se faz segurança pública apenas com as policias. Como tenho dito, Cariacica precisa de união e diálogo; não de guerra. Por isso, é preciso a união de todos os poderes e entes federativos para a redução da violência”, ensina o candidato.

Nesse aspecto, ele próprio vai presidir o Gabinete de Gestão Integrado, a ser criado, caso vença as eleições de novembro.
“Além dos demais Poderes estatais e das comunidades, vou inserir no GGI as secretarias municipais, para que, juntas, possam participar ativamente da implementação de políticas públicas voltadas para a redução da criminalidade em nosso município. Políticas criadas, sobretudo, para as crianças, adolescentes e jovens. Temos que impedir que as futuras gerações entrem no mundo do crime”, disse Euclério Sampaio.

UNIÃO DE TODOS PELA EDUCAÇÃO

O candidato Euclério Sampaio entende que a educação, para atingir seus objetivos, depende, fundamentalmente, da união do tripé Poder Público, professores e pais de aluno.

“Ao Poder Público, cabe dar condições e estrutura dignas para que os alunos tenham um ensino de qualidade e se sintam motivados a ficar no ambiente escolar. Aos professores, cabe receber uma melhor formação profissional, ter bons salários e contar com ótimas condições de trabalho. Aos pais, cabe a responsabilidade de manterem sempre um diálogo com a comunidade escolar, acompanhando o desenvolvimento dos filhos”, ensina o candidato.

Euclério Sampaio defende ainda a implantação de escolas em tempo integral e de escola cívico-militar em Cariacica. Reconhece também que o município sofre com a falta de creches e diz que a Prefeitura precisa avançar nesse quesito, construindo mais creches e abrindo espaços para crianças de 1 a 3 anos de idade:
“Defendo avançarmos nas creches, não só pelo fato de muitas mães terem necessidade de trabalhar fora de casa, mas fundamental para a formação da segurança do povo”.
Segundo ele, quando o Poder Público investe na educação, “acaba investindo também nos jovens, para que eles não sejam recrutados pelas criminosos”.

TURISMO COMO FONTE DE RENDA

O candidato Euclério Sampaio disse que, caso seja eleito, vai buscar parcerias com o objetivo de explorar os pontos turísticos de Cariacica. “Nosso município possui dois dos pontos turísticos mais lindos do Espírito Santo, que são a Pedra do Moxuara e Duas Bocas. Dois locais que poderão ser melhor explorados. Creio que, com a união a ser feita com a iniciativa privada, esses pontos poderão receber muito mais turistas”, explica o candidato.

O deputado enxerga o turismo como um importante vetor como fonte de receita para as famílias e, por isso, quer desenvolver um projeto também de crescimento do agroturismo. Embora poucos saibam, Cariacica tem uma expressiva área rural, principalmente nas regiões limítrofes com Vila Velha, Viana e Domingos Martins. “Vamos criar circuitos integrados com esses municípios para possibilitar o desenvolvimento organizado e que beneficie a todos”, observou.

“QUEM AMA CARIACICA, UNE”

Ainda na fase da pré-campanha eleitoral, o deputado estadual Euclério Sampaio já pregava a união. Tão logo seu nome foi homologado na Convenção Municipal dos Democratas (DEM), ele reiterou a importância do que prega: “Quem ama Cariacica de fato, prega união em favor de nosso povo”.

Segundo ele, essa união tem que ser campo pessoal e institucional:
“Cariacica somente vai avançar com um gestor que tenha bom relacionamento com o governador do Estado (Renato Casagrande), com o presidente da República (Jair Bolsonaro), com os 10 deputados federais e os três senadores e com todos os deputados estaduais, meus colegas de Parlamento. Eu tenho esse bom relacionamento com todos esses pares”, garantiu o candidato, que atendeu a reportagem às 6 horas de sexta-feira (02/10) – ele costuma ir dormir após as 23 horas e acorda às 5 horas da manhã.

O candidato lembra que Cariacica está entre as 100 piores rendas per capta do País e ressalta que essa situação só pode melhorar através da união e do diálogo: “Quem tiver difundindo ideologias com ideias de grupos extremistas vai afundar Cariacica de vez. Nosso município só vai avançar com a união de todos os entes federativos: Estado e Governo Federal. Eu prego união porque não defendo políticas de grupos; defendo políticas para o povo”.

A pregação de união feita pelo candidato Euclério Sampaio se confirma, portanto, no dia a dia e está cristalizada na escolha de sua companheira de chapa, a Enfermeira Edna: “Ela é uma mulher de luta, católica, negra, da saúde, mulher que luta pelo cidadão de Cariacica e moradora de Tucum”.

A vice retribui a gentileza: “Fico muito honrada em ter sido escolhida a candidata a vice pelo deputado Euclério Sampaio. Moro em Cariacica, fui vereadora por dois anos (2015 e 2016), entrei como suplente. Fiz Enfermagem com muita dificuldade, meu pai era motorista de ônibus e minha mãe, doméstica. Não foi fácil, mas graças a Deus consegui chegar até aqui como enfermeira e minha história realmente é de luta”.

Leia mais

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sul do país tem previsão de chuva nesta quinta-feira (10)

A previsão do tempo para a região Sul do país, nesta quinta-feira (10), é de chuva na maior parte dos estados. Um ciclone extratropical...

Aplicativo InfraBR traz novas funções para apoiar caminhoneiros nas rodovias

Profissionais poderão encontrar informações de serviços essenciais nas estradas, como restaurantes e postos de combustíveis ...

Detran|ES oferece atendimento psicológico por telefone para vítimas de acidentes de trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo...

Videoconferência: Servidores da Biblioteca de Nova Venécia participam do I Encontro Estadual

Servidores da Biblioteca Municipal de Nova Venécia, “Dr....

Leia também

Acidente entre carreta e dois carros deixa um morto na BR-101

Um acidente envolvendo uma carreta e dois carros deixou um homem morto na tarde desta quarta-feira (28) na BR-101, na altura da Serra, na...

Brasil: vereador é acusado de espiar mulheres trocando de roupa por buraco no teto

Um vereador de Varginha, em Minas Gerais, é acusado de espiar, por um buraco no teto, mulheres trocando de roupa em um banheiro do...

Prefeito de Anchieta Fabrício Petri exonera servidor que ofendeu adversários

O prefeito Fabricio Petri exonerou na tarde desta...

Inep registra mais de 15 mil candidatos inscritos na revalidação de diploma médico em 2020

Dos profissionais de medicina que vão participar do Revalida 2020, 51,8% são mulheres e 48,2% homens. Foto: Banco de imagens O número de inscrições confirmadas...