Estudo aponta que transformação digital está inserida na estratégia do Governo do Estado do Espírito Santo

Uma pesquisa feita pelo Conselho Nacional dos Secretários de Administração (Consad) e pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação (ABEP-TIC) indicou que iniciativas de transformação digital estão em ascensão no Governo do Estado do Espírito Santo.

O levantamento foi realizado no período de agosto de 2019 até o final do ano passado e tem como meta mostrar o grau de maturidade nos Estados com relação à governança digital. A pesquisa denominada “Capacidades para a Transformação Digital nos Governos Estaduais e Distrital” pode ser consultada na íntegra por este link.

O estudo também apontou que o Governo do Estado do Espírito Santo adota um processo decisório que favorece a aplicação de soluções e de investimentos voltados para fortalecer o conceito de transformação digital no setor público.

Na avaliação do presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), Tasso Lugon, o resultado da pesquisa mostra como o Espírito Santo tem buscado alternativas para aperfeiçoar os serviços digitais e aumentar o nível de eficiência da administração pública.

“Sem dúvida, o sistema e-Docs é um bom exemplo de como a transformação digital está presente no Poder Executivo. Isso porque praticamente eliminamos a presença de papel nos processos administrativos, o que é fundamental para agilizar o atendimento ao cidadão e economizar recursos financeiros”, destacou.

O presidente do Prodest também disse que a expansão da rede de fibra óptica do Poder Executivo é outra ação positiva para consolidar a transformação digital. “À medida que os órgãos estaduais na Grande Vitória e no interior têm acesso à internet de altíssima velocidade, mais condições teremos de usar soluções digitais com eficiência em prol da melhoria dos serviços públicos”, pontuou.


Leia mais

Leia também