Estudantes do CEEJA de Colatina participam de ‘Mostra Pedagógica de Matemática’

Compartilhe

O Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) Pedro Antônio Vitali, localizado em Colatina, realizou uma “Mostra Pedagógica de Matemática”, em que foram apresentados os trabalhos desenvolvidos com os alunos, em oficinas presenciais que fazem parte da metodologia dos CEEJA’s.

Entre os trabalhos expostos estavam jogos de desafios matemáticos, elaborados com o objetivo de despertar nos estudantes a curiosidade e o desejo de interagir com a Matemática de forma mais significativa, buscando no senso comum conceitos matemáticos que fazem parte do cotidiano, o que torna mais prazerosa a aprendizagem.

A ação foi coordenadora pelos professores Adelson Cursuol, Marcos Vinícius de Oliveira Reis, e pela professora Alessandra Iglesias Farage. “A Matemática é de grande importância para os alunos, além de servir como suporte para outras disciplinas. Ela desenvolve nos estudantes o raciocínio lógico, o olhar crítico sobre os conceitos construídos, além de aplicar o que é aprendido no cotidiano. Trabalhar com oficinas, jogos e desafios é uma forma de envolver o aluno no processo de aprendizagem, estimulando a sua participação nas aulas, motivando-o a frequentar a escola e, assim, contribuindo para evitar a evasão”, disse o professor Adelson Cursuol. 

Para complementar a Mostra, durante a apresentação dos trabalhos, foram exibidos na televisão central do pátio da escola, documentários e curiosidades sobre a disciplina de Matemática, além do mural que foi confeccionado sobre a pesquisa dos grandes matemáticos através dos tempos e suas contribuições.

“Os jogos foram bem interessantes para o aprendizado de todos os alunos, principalmente para aqueles que têm mais dificuldades. Hoje em dia, a Matemática está muito moderna devido ao uso das tecnologias, e os jogos facilitam o processo de aprendizagem. Antigamente, eu não gostava dessa disciplina, mas a partir do momento em que tive contato com a prática e as orientações do professor Adelson, adquiri conhecimento e aprendizado. Já estou quase concluindo o Ensino Médio, pelo meu esforço e o incentivo do meu professor que nunca desistiu de mim”, afirmou a estudante Mônica Cristina da Silva.

Leia também

Espírito Santo descarta 2º caso suspeito de varíola dos macacos e começa a investigar 3º

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Espírito Santo divulgou, no início da tarde desta segunda-feira (4),...

Anvisa recomenda que proibição da venda, importação e propaganda de cigarros eletrônicos seja mantida no país

Documento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, recomendou nesta quarta-feira (6) que a proibição de venda,...

‘Não demonstraram emoção alguma’, diz delegado sobre pais suspeitos de matar filho de 2 anos

O delegado Alan Moreno de Andrade, titular da Delegacia de Homicídios Consumados de Vila Velha, responsável pela investigação...

Barra de São Francisco pula da 2.615ª para a 184ª posição no Ranking Nacional da Qualidade da Informação Contábil do STN

O município de Barra de São Francisco saiu da posição 2.615 para a posição 184, em 2021, em...

INDICADORES: Preço do boi gordo tem queda nesta segunda-feira (4)

A cotação da arroba do boi gordo começou a segunda-feira (4) com alta de 1,72% e o produto...

Servidores continuam com trabalho intenso de limpeza em Barra de São Francisco

Servidores da secretaria de Limpeza e Serviços da prefeitura de Barra de São Francisco, estão em ação nesta...

Soro de leite a R$ 4,49 viraliza nas redes, após leite chegar a quase R$ 10

Internautas brincam que produto foi a opção que restou aos brasileiros, diante do salto nos preços e do...

Reunião define metas para agilizar consultas e cirurgias no hospital de Barra de São Francisco

O Secretário Municipal de Saúde de Barra de São Francisco, Elcimar de Souza Alves e o Subsecretário Rubens...