Estudantes de Marataízes desenvolvem habilidades de música, dança e vídeo na disciplina Eletivas

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Professor José Veiga da Silva, localizada em Marataízes, contam com a Eletiva “Sol Lá Music”. O tema da disciplina surgiu em debate com os estudantes, que votaram em algumas propostas, sendo escolhido pela maioria deles, o tema Música e Dança.

Entre os objetivos da Eletiva estão: comunicação e a expressão pela música, que se dão pela da interpretação, improvisação e composição; apreciação da música, que se dá pela escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical; e a abordagem da música em contextos culturais e históricos, que se dá pela expressão musical de vários povos em diferentes épocas.

Já as habilidades e competências a serem devolvidas com os estudantes estão:

– Compreender as diferentes linguagens dentro do campo da música e dança;

– Desenvolver o senso crítico apresentando os “links” da história e filosofia em relação às produções musicais, bem como sua influência na sociedade e cultura do período em que foram produzidas, identificando o contexto histórico-sócio-político das obras;

– Por meio de trabalhos de pesquisa e de apresentação, desenvolver a autonomia, capacidade de expressão e comunicação;

– Perceber a diversidade cultural presente nas músicas e danças brasileiras e a influência mundial nos ritmos, fruto do processo de globalização;

– Ampliar possibilidades de interação com os outros e com o mundo.

Para isso, foram desenvolvidas atividades sobre os principais ritmos regionais brasileiros, apresentação de vídeos musicais e artistas regionais.

Os professores responsáveis pela Eletiva são Ana Maria da Silva Eleoterio, Allan Nazaré e Josiane dos Santos.

 Festival de Curtas

A Escola desenvolveu um projeto chamado “Festival de Curtas”, que envolveu os componentes curriculares Eletiva, Estudo Orientado e Projeto de vida, com o objetivo de incentivar os alunos a participarem do 1º festival web.video para jovens realizadores.

A iniciativa foi da professora Josiana dos Santos. “O Festival web.vídeo me motivou e então eu transmiti essa motivação aos meus alunos. Eu dediquei algumas aulas exibindo curtas com objetivo de levá-los a entender como ocorre a produção deste filme. Pensar em um roteiro e produzir um curta-metragem não é fácil, porém foi realizado um trabalho em conjunto. Os alunos da escola José Veiga  se dedicaram lindamente, pensaram na história e demonstraram muito cuidado na hora de editar o vídeo. O resultado foi ótimo, além de excelentes produções ainda fomos selecionados para participar do festival”, disse a professora.

A divulgação dos vencedores por Critérios Técnicos e por Júri Popular será no dia 23 de Maio.

Saiba sobre o Festival: https://www.festivalwebvideo.com/


Leia mais

Leia também