Estudantes de Itaguaçu aprendem conteúdos de Geografia por meio de ferramentas digitais

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Eurico Salles, localizada em Itaguaçu, vem desenvolvendo atividades com o objetivo de produzir conhecimento de forma significativa, instigando os alunos a se comunicarem e disseminarem informações, por meio de ferramentas digitais.

“Nós, professores, temos o papel de fazer com que os estudantes exerçam o seu protagonismo e reconheçam o papel fundamental que a tecnologia exerce”, disse a professora de Geografia, Julia Leles Neitzel Schultz.

A atividade foi realizada a partir de um texto base, disponibilizado previamente, referente ao conteúdo “Organização política e economia mundial”.

“Os alunos tiveram muitas ideias usando o Mentimeter (criador de nuvem de palavras) e também a ferramenta do Jamboard para elaboração de um material colaborativo, em que cada aluno criou a sua página. Para concluir, fiz uma socialização de todas as contribuições feitas pelos alunos, aprimorando os conhecimentos obtidos”, explicou Julia Leles Neitzel Schultz.

Outra atividade elaborada e executada pela professora foi uma revisão dos conteúdos que já haviam sido trabalhados, como: paisagem, espaço e lugar.

“Propus aos alunos uma revisão diferente, utilizando a gamificação – várias opções de jogos pelo site Efuturo – uma ferramenta que, a partir de perguntas feitas por mim, possibilitou a criação de diversos jogos como roleta do saber, forca, quiz, entre outros”, afirmou Julia Leles Neitzel Schultz.

Leia mais

Leia também