Estudantes de Ecoporanga promovem campanha “Troque a Nicotina por Vitamina”

Compartilhe

Em apoio ao dia Mundial de Combate ao Fumo, o Colégio Interativo Ecoporanga em parceria com a secretaria de saúde, promoveu na manhã desta terça-feira, dia 31, uma Caminhada de Conscientização e Combate ao Fumo, intitulada “Troque Nicotina por Vitamina” e teve como objetivo sensibilizar a população sobre os malefícios causados pelo tabaco, registrou o site agitaeco.

A mobilização teve início às 9h, em frente ao Colégio Interativo, seguindo em direção a Praça João Corsino de Freitas, onde aconteceu um ato de conscientização aos alunos e a população com relação aos riscos do uso do tabaco.

Durante a caminhada, os alunos carregaram faixas e cartazes que eles mesmos confeccionaram, com frases alertando a comunidade sobre os danos que o cigarro pode causar. Tudo foi feito em um ambiente que simulava um sepultamento com direito a roupa escura dos participantes. Além disso, os estudantes doaram maçãs para quem entregasse os cigarros. Na ocasião, foi simulado um velório de um fumante. Isso chamou a atenção das pessoas que passavam pelo local. O secretário Municipal de Saúde, Ricardo Maia, salienta que a caminhada foi muito importante, porque além de envolver os alunos, foi uma maneira de impactar e conscientizar os adultos.

O coordenador do Programa Antitabagismo em Ecoporanga, Dr. Mario Magela, também falou sobre alguns dos danos e doenças que o uso do tabaco pode causar na vida do usuário e de seus familiares, alertando aos estudantes e moradores em geral sobre a importância da conscientização quanto a esse vício. “As pessoas que necessitam de ajuda para deixarem o cigarro podem procurar a secretaria Municipal através do programa Antitabagismo e se inscrever para participar do Grupo de Fumantes; lá eles terão auxílio médico, psicológico e medicamentos”, finalizou.

O diretor do Colégio Interativo Ecoporanga, Thiago Carnielli, destacou a proposta de trabalhar com os alunos para que sejam multiplicadores de uma vida mais saudável. “Dentro do projeto Seja Mais Saudável”, nosso objetivo não é apenas conscientizá-los no dia Mundial sem Tabaco, mas também torná-los agentes pela saúde, por uma vida saudável todos os dias, disse.

Leia também

Gestores Municipais que receberam as vacinas

Oi, gente, aqui é a Karina, e hoje tem mais um episódio do nosso podcast. O tema é...

Vasco vence, mas Endrick faz 2 e Palmeiras conquista Copa do Brasil sub-17

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Palmeiras conquistou neste domingo (26) a Copa do Brasil sub-17. Apesar de...

Seleção Feminina de Futsal de Barra de São Francisco goleia Domingos Martins e está na final dos JEES em Guarapari

As meninas da Seleção Feminina de Futsal de Barra de São Francisco estão na final dos Jogos Escolares...

Brasil registra 277 mil novas vagas de emprego em maio e bate recorde

O Brasil alcançou 277.018 novos postos de trabalho com registro em carteira no mês de maio. O saldo...

Governo Federal lança plano nacional de combate às drogas e acolhimento de usuários

Uma iniciativa inédita do Governo Federal irá estabelecer ações para combater o tráfico de drogas no Brasil e...