Estudantes de Ecoporanga aprendem Matemática por meio de metodologias ativas

Compartilhe

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Daniel Comboni, localizado em Ecoporanga, desenvolveu atividades práticas com os estudantes, por meio de metodologias ativas, como a Sala de Aula Invertida e Gamificação.

As práticas e atividades foram pensadas e propostas pelos estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, e denominadas “Projeto Respire Matemática: Práticas Experimentais ao Ar Livre”.

“No início do projeto, ainda estavam em vigor os protocolos de segurança da pandemia, por isso, a opção por espaços ao ar livre. Os estudantes foram divididos em grupos e por objetivos de aprendizagem da série. Ao longo do tempo, eles foram amadurecendo as propostas de atividade”, explicou o professor de Matemática Marciano de Almeida Vieira.

Um dos objetivos do projeto foi que os estudantes pensassem de forma criativa para que as atividades pudessem envolver a todos. As metodologias ativas apareceram como possibilidade de inverter a sala de aula e trabalhar alguns objetos em forma de gamificação e/ou de trilhas pedagógicas.

“O resultado ficou visível no sorriso dos estudantes. Foi criado um ambiente mais aberto e de muitas possibilidades de aprendizado. As tecnologias apareceram como suporte, mas o projeto girou em torno mesmo foi da criatividade”, disse Marciano de Almeida Vieira.

“CardioMatemática”, “Trilha Matemática”, “Caça ao Tesouro com Enigmas”, “Jogo Among Us Matemático: Quem é o impostor?”, “Mapa da Mina”, e “Show do Milhão Matemático” foram algumas das atividades desenvolvidas pelos estudantes.

Leia também

Príncipe William homenageia Diana em carta no dia de seu aniversário

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O príncipe William, 40, homenageou sua mãe, a princesa Diana, em uma carta...

Combate ao Aedes aegypti precisa ser mantido mesmo nos dias de inverno

  Com a chegada do inverno, que começou em 21 de junho, o número de casos de focos de dengue deve...

Adolescente é baleado em ataque a tiros Paulista, interior de Barra de São Francisco

Um adolescente de 15 anos foi baleado na noite deste domingo (3) na localidade de Vila Paulista, em...

Covid-19: Duas crianças menores de 5 anos morrem por dia, em média, no Brasil

Em 2020, 599 crianças de até 5 anos morreram pela Covid-19. No ano seguinte, período em que a...

Ministério da Economia e Enap vão premiar municípios empreendedores

Os municípios que se destacam pelo empreendedorismo podem receber uma premiação pelas ações na área para incentivar novas...

Barra de São Francisco abre audiências públicas do Orçamento Estadual na próxima quarta-feira, 13

Será realizada na próxima quarta-feira, 13, em Barra de São Francisco, a primeira das cinco reuniões presenciais visando...