Estudantes de Afonso Cláudio constroem termoscópio em aula de Física

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Maria de Abreu Alvim, localizada em Afonso Cláudio, construíram um termoscópio durante uma aula da disciplina de Física, ministrada pela professora Miriã Gomes.

Para a construção do objeto foram usados canudo de vidro, rolha de borracha, erlenmeyer (frasco em balão usado como recipiente em laboratório), álcool líquido 70% e corante em pó. Durante a aula, os alunos aprenderam a diferença entre um termoscópio e um termômetro, e viram a variação da temperatura ambiente e de seus próprios corpos.   
 
O termoscópio foi um instrumento criado por Galileu Galilei durante o renascimento científico em 1592, que serve para medir a temperatura de um corpo. Na realidade, ele indica uma variação da temperatura. Permite avaliar qualitativamente o aumento ou diminuição da temperatura. Se o dispositivo possuir uma escala numérica que permite atribuir valores às temperaturas terá maior precisão e será chamado de termômetro”, explicou a professora Miriã Gomes.
 
O aluno Kaique Rodriguês de Lima participou da aula e contou como foi a experiência. As práticas fazem com que a gente conheça mais da matéria vista em sala de aula. Podemos ver na prática o que já aprendemos de forma teórica”, disse.
 

Leia mais

Leia também