Cerca de 40 estudantes 8º ano e da 2ª Série (Ensino Médio) da Escola Família Agrícola “Jacyra de Paula Miniguite” receberam, na manhã desta quarta-feira, 1º de novembro, uma palestra sobre a “História da Comunicação Social”, proferida pela jornalista Weber Andrade, da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom/ES).
A palestra aconteceu por convite do professor de Língua Portuguesa, Marcus Melo, e da diretora Sânia Aniszweski e teve como objetivo, mostrar para os estudantes como teve início a comunicação social no Brasil e no mundo, com foco no jornalismo impresso.
De acordo com o professor Marcus Melo, a ideia é desenvolver atividades de comunicação e produção de textos com os estudantes, preparando-os para editar um jornal experimental e incentivá-los a melhorar cada vez mais a capacidade de leitura e escrita de textos.
Para Marcus, a juventude, os estudantes têm ficado muito focados na produção de mídias para a internet, como vídeos, mas se esquecem do jornalismo impresso, que ajuda muito no conhecimento da Língua Portuguesa.
Durante a palestra, o jornalista discorreu sobre o início da comunicação escrita (impressa), que começou no Império Romano, em 69 a.C., com a Acta Diurna, primeira publicação oficial e que tinha o texto ‘desenhado’ em uma tábua e era afixada nos muros das principais localidades, com notícias da República.
A palestra mostrou a evolução da comunicação impressa até a chegada do rádio e, posteriormente da TV, que provocaram mudanças significativas nas mídias impressas.
O jornalista encerrou a palestra mostrando que, hoje, com a internet, as publicações impressas (jornais, revistas), tiveram forte redução e a mídia acabou se ‘fundindo’ na rede mundial, com os sites, que mesclam notícias impressas, vídeos e até programas de rádio.
A próxima palestra acontece no dia 7, terça-feira da semana que vem, e envolverá mais duas turmas de alunos da EFA Jacyra de Paula Miniguite.