ES: jovem indígena de escola em Tempo Integral é aprovada em Medicina

Compartilhe

 

A estudante Julia Martins da Conceição, do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Monsenhor Guilherme Schmitz, localizado em Aracruz, foi aprovada no curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), interior de São Paulo.

A aluna, que estudou no Ensino Médio, na Rede Estadual Pública, disputou a única vaga reservada para indígenas na instituição. “Eu entrei na UFSCar por meio do vestibular indígena. Sou da etnia tupiniquim, da aldeia de Caieiras Velhas, em Aracruz, e concorri com indígenas de outros estados para vaga de Medicina“, contou.

Aprovada no primeiro e único vestibular que prestou, Julia Martins da Conceição revelou que a rotina dela de estudos sempre foi intensa. “Eu me concentrava bastante nas aulas, procurava sempre tirar notas muito boas. O sonho de fazer Medicina já existia no final do Ensino Fundamental, porém não sabia se era isso o que queria realmente. Mas com a minha entrada no Ensino Médio, essa vontade se concretizou com o Projeto de Vida“, disse.

As aulas da estudante no curso de Medicina vão começar em outubro deste ano e serão on-line, por enquanto. “Já aconteceram reuniões para tirar dúvidas sobre o curso e conhecer os professores. Foi bastante legal“, acrescentou.

De acordo com Julia Martins da Conceição, no momento em que as autoridades de saúde estipularem que é seguro, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), ela vai se mudar para São Paulo para acompanhar as aulas presencialmente.

Leia também

Nova Venécia se despede de Delma Bôa

  Morreu neste sábado, dia 02 de julho, Delma Boa, aos 50 anos, vítima de câncer. A informação é...

Enfermeira que teria ameaçado Klara Castanho será investigada por Conselho

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A enfermeira que teria ameaçado trazer a público o episódio de violência sofrido...

Vila Pavão terá feriados municipais e ponto facultativo nesta semana

  Os feriados municipais do padroeiro São Pedro e de emancipação política de Vila Pavão, celebrados nesta quarta-feira (29)...

Combate ao Aedes aegypti precisa ser mantido mesmo nos dias de Inverno

Teve início no Brasil a estação mais fria do ano, o Inverno. Mesmo neste período de constante queda...

Marco do saneamento abre caminho para investimentos em municípios de baixa renda

Os investimentos em saneamento básico garantem melhores condições de saúde à população e podem ser aplicados mesmo em...

Conta de água e esgoto vai ficar mais cara a partir de agosto no Espírito Santo

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos (ARSP) do Espírito Santo publicou, nesta quinta-feira (30), no Diário Oficial,...

Funarte lança candidatura do circo como patrimônio cultural imaterial

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) recebe até quarta-feira (29) inscrições para a Bolsa Funarte de Pesquisa para...