Estado Presente: CRJ Cachoeiro realiza I Feira de Profissões

Compartilhe

Cerca de 100 pessoas participaram da I Feira de Profissões, promovida pelo Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Cachoeiro, em parceria com o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas). O evento aconteceu na última quarta-feira (25), no CRJ, que fica no bairro Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim.

Na I Feira de Profissões, jovens empreendedores locais expuseram seus produtos e serviços. Teve brechó, panificação, confecção de roupas e maquiagem foram alguns negócios foram apresentados. O encontro proporcionou tira-dúvidas dos jovens atendidos no CRJ.

Paralelamente, também aconteceram duas oficinas de capacitação para o mercado: de Empreendedorismo e de Confecção de Currículo.  

Profissionais da Enfermagem, Direito, Serviço Social e Segurança Pública (Polícia Militar) apresentaram um pouco da realidade das carreiras, além de trazer a uma roda de conversa exemplos de superação, empenho e conquistas.

 

CRJ

O Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Cachoeiro de Itapemirim foi inaugurado em 25 de março de 2022. Ele conta com uma ampla área externa, com vários espaços de convivência, além de quadra de areia, onde acontece a prática de vários esportes.

Preparado para acolher o jovem de 15 a 24 anos, o CRJ Cachoeiro conta com salas multiuso para oficinas, recepção, laboratório temático, sala de computadores e de acolhimento. Todo o serviço prestado é de graça.

Além dessa infraestrutura, a equipe interdisciplinar do CRJ é composta por psicólogo, terapeuta ocupacional, educador social e assistente social.

O CRJ Cachoeiro de Itapemirim é fruto de uma parceria da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), com Instituto Ellos de Inclusão Social, definido após ampla seleção pública para fazer a gestão do CRJ. O Governo do Estado também é parceiro da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, que cedeu o imóvel para a implantação desta política pública.

 

Estado Presente

O CRJ Cachoeiro faz parte do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo. Ele conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência.

O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Serão 14 CRJs implantados em dez municípios atendidos pelo Programa Estado Presente. Além do CRJ Cachoeiro, está em funcionamento os CRJs Feu Rosa (Serra), Terra Vermelha (Vila Velha), Aracruz, São Mateus e Guarapari.

 

 

Leia também

Seleção Feminina de Futsal de Barra de São Francisco joga a semifinal dos JEES nesta sexta, 24

Após vitória sobre Atílio Vivacqua por 2 x 1, a Seleção de Futsal Feminina Juvenil de Barra de...

A esperança não é a última que morre, mas a primeira

A ciência costuma ser desconcertante — às vezes, por razões menos evidentes. Um exemplo é a famosa afirmação de...

Vital 2022: saiba quais atrações já estão confirmadas na festa que volta a Vitória

O Vital, tradicional micareta capixaba que teve a última edição realizada em 2006, voltará a ser realizado nos...

CEARÁ: Cuida Mais Brasil vai destinar R$ 9,2 milhões ao estado para fortalecer atendimento materno-infantil no SUS

Por meio do Programa Cuida Mais Brasil, os serviços de saúde no Ceará ganham reforço de R$ 9,2...

CNseg e Inmet tem parceria para divulgar alertas de desastres naturais

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) firmou parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) visando a divulgação...

Homens são amarrados em caminhão e roubados em Ponto Belo

Dois homens que estavam em um caminhão foram rendidos por um suspeito de cor branca, olhos claros, bigode...

MG: Mesmo com queda em 20 anos, taxa de mortalidade infantil no estado beira média nacional

Apesar de registrar queda em 20 anos, a taxa de mortalidade infantil em Minas Gerais beira a média...

Dia Nacional do Diabetes levanta conscientização sobre vida saudável

O dia 26 de junho marca o Dia Nacional do Diabetes, data que promove a conscientização sobre essa...