Estado avança no atendimento a critérios de transparência ativa e passiva

Compartilhe

O Estado avançou em transparência ativa (divulgação de informações por iniciativa própria, sem que tenha sido solicitado) e em transparência passiva (divulgação de informação solicitada pelo cidadão) em 2021. É o que mostra a avaliação realizada pela Subsecretaria de Transparência da Secretaria de Controle e Transparência (Secont), que analisou a publicação de dados nos sítios institucionais dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual e o atendimento aos pedidos de informação registrados no sistema de Ouvidoria.

Na avaliação de transparência ativa, a média de atendimento aos quesitos previstos na Lei de Acesso à Informação (LAI) nos sítios institucionais foi de 98,9%, superior a 2020 (98,2%). Desde a primeira análise, realizada em 2017 (quando a média foi de 47,6%), o Estado avançou 50,6% no cumprimento dos quesitos. 

Dos 54 órgãos avaliados, 43 receberam nota máxima em transparência ativa, o que significa que cumprem 100% dos critérios estabelecidos em lei quanto às informações que devem ser disponibilizadas e à padronização que devem seguir os sítios institucionais.

Na transparência passiva também houve avanço: o número de órgãos que obtiveram a classificação “A” – o que significa que atenderam de 94% a 100% dos quesitos analisados – passou de 40 no ano passado para 50 neste ano.

Para realizar a análise, foram selecionados o último pedido de informação registrado no período de 01 de outubro de 2020 a 30 de setembro de 2021 para cada um dos órgãos e entidades do Poder Executivo.  Foi avaliado se houve resposta adequada ao pedido, se a resposta foi enviada dentro do prazo previsto em lei e se o cidadão foi informado sobre a possibilidade de recurso.

“Além de atender aos quesitos de transparência, nossa preocupação é dar respostas de qualidade ao cidadão, e no menor prazo possível”, salienta a subsecretária de Estado da Transparência, Mirian Porto do Sacramento.

O resultado da verificação foi encaminhado para todos os órgãos. Aqueles que não atingiram 100% na pontuação receberam recomendações para realizar as adequações necessárias à melhoria na transparência dos dados ou no atendimento aos pedidos de acesso à informação.

 

Leia também

Frio no Espírito Santo: próximos dias serão de tempo fechado e temperaturas menores

  Os próximos dias serão de tempo fechado e temperaturas menores no Espírito Santo, segundo o Instituto Capixaba de...

Acidente deixa um morto e um ferido em rodovia que liga Vila Pavão a Nova Venécia

Um homem morreu e outro ficou ferido após um grave acidente na noite deste sábado, 14, na BR...

Hepatite misteriosa em crianças: ES investiga dois casos suspeitos

A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa-ES) confirmou, na última segunda-feira (9), que dois casos suspeitos de hepatite, de...

Homem tenta incendiar casa da própria irmã em Nova Venécia

Um homem, de 37 anos, foi preso pela PM na tarde desta quarta-feira, dia 11, após tentar atear...

Senado e Câmara discutem ações para o combate ao preço alto dos combustíveis

Após ser escolhido como novo ministro de Minas e Energia, a primeira medida do economista Adolfo Sachsida foi...

Escola Manoel Duarte da Cunha realiza IV Torneio Escolar de Lançamento de Foguetes

Alunos do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Manoel Duarte da Cunha realizaram,...