Estacionamento do Hemoes terá nova sinalização viária

Compartilhe

O Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), localizado em Vitória, receberá sinalização viária em sua área pública. Em solenidade realizada na unidade, na manhã desta sexta-feira (1º), o subsecretário de Estado da Atenção à Saúde, José Maria Justo, e o diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran), Givaldo Vieira, assinaram a Ordem de Serviço para realização das sinalizações viárias vertical e horizontal de vagas de estacionamento na área pública do Hemoes.

Durante a solenidade, foram autorizados R$ 12.490,08 em investimentos para a execução do projeto, que visa à execução de serviços de sinalização, incluindo demarcações de vagas de estacionamentos exclusivos para pessoas com deficiência, idosos, funcionários, ambulâncias e motocicletas de cidadãos usuários do Hemocentro em Vitória.

Para o subsecretário de Estado da Atenção à Saúde, José Maria Justo, a parceria da Secretaria da Saúde (Sesa) com o Detran, é de grande importância no que se refere à valorização do bem-estar do cidadão, trazendo melhor comodidade em sua locomoção e acesso ao Hemoes.

“Uma parceria que ao longo dessa gestão produziu muitos resultados positivos. Várias ações foram feitas para estimular a doação voluntária de sangue e com a execução da sinalização facilitará o acesso à unidade evitando obstáculos que desestimulam a ida do voluntário para a doação”, ressaltou Justo.

A realização do serviço no espaço é uma reivindicação feita pela coordenadora-geral do Hemoes, Marcela Gonçalves Murad, que viu a necessidade de promover a visibilidade e acesso à unidade, como forma de direcioná-lo à realização da sua doação de sangue e ao atendimento ambulatorial.

“A realização de serviços viários dessa unidade é um sonho para nós funcionários e para o cidadão e doador, que necessita acessar as dependências do Hemoes, facilitando em especial o acesso das pessoas com necessidades especiais de locomoção”, disse Marcela Murad

O diretor geral do Detran, Givaldo Vieira, destacou a importância da parceria dos órgãos. “Sabemos que os acidentes de trânsito representam uma grande demanda de sangue nos serviços de saúde e esta integração do Detran com o Hemoes é essencial para alcançarmos um número maior de doadores com o objetivo de salvar vidas. A sinalização das vagas de estacionamento é um pedido da Diretoria do Hemoes e de servidores para organizar o acesso de voluntários e colaboradores, já que até então não existia demarcação de vagas, o que faz com que pessoas usem de forma errada o espaço”, explicou.

Givaldo Vieira ainda contou sobre as iniciativas já promovidas entre os dois órgãos nesta gestão. “Já realizamos ações junto com o Hemoes para estimular a doação de sangue entre os servidores, representantes de empresas credenciadas e candidatos em prova. Além disso, promovemos capacitação de instrutores de trânsito e diretores de ensino para abordagem pedagógica sobre doação de sangue na formação de condutores durante a realização dos cursos teóricos nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Estado.”

O evento também contou com a presença de Harlen da Silva, diretor administrativo, financeiro e de Recursos Humanos do Detran, a diretora administrativa do Hemoes, Rosilene Vieira, a Diretora técnica do Hemoes, Rachel Lacourt Costa do Amaral e demais facilitadores do Hemocentro.

Alguns Serviços prestados no Hemoes

A unidade do Hemoes Vitória recebe um fluxo diário de 150 pessoas, entre doadores e pacientes do Ambulatório de Hematologia, para serviços como doação de sangue e atendimento ambulatorial a pacientes de hemofilia e doença falciforme.

O Hemocentro oferece serviços de triagem sorológica, imunohematológica e demais exames laboratoriais, coleta, identificação, processamento, estocagem, transporte e distribuição de hemocomponentes e hemoderivados com finalidade terapêutica ou de pesquisa.

Realiza procedimentos hemoterápicos especiais como: aféreses, doações autólogas e outras que venham de desenvolvimentos científico e tecnológico, desde que validados pelas normas técnicas ou regulamentos do Ministério da Saúde. No Hemocentro são realizados o cadastro e a coleta de amostras de sangue de candidatos à doação de medula óssea.

Também exercem a proteção e orientação ao doador inapto e seu encaminhamento a unidades que promovam sua reabilitação ou promovam suporte clínico, terapêutico e laboratorial necessário ao seu bem-estar físico e emocional, além de assistência hematológica a pacientes também são funções do Hemoes.

 

Leia também

SUL: Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em mais 10 cidades

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, nesta segunda-feira (23), a situação de...

Bolsonaro descarta taxar compra por meio de aplicativos estrangeiros

O presidente Jair Bolsonaro descartou hoje (21), em sua conta no Twitter, a edição de medida provisória (MP)...

Torcedor é preso por importunação sexual contra duas mulheres em Nova Venécia

Dois casos de importunação sexual foram registrados no estádio Zenor Pedrosa Rocha, no interior do Espírito Santo, destaca...

Neste domingo tem Moda de Viola em Barra de São Francisco com o Príncipe da Farra, Geovane Júnior

Neste domingo (22), a partir das 11h, acontece no Sítio do Odílio Estevam, em Barra de São Francisco,...

Defesa Civil reconhece situação de emergência em mais sete cidades do País

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência em sete...

I Exponoroeste começa nesta quarta, 25; confira os 92 expositores confirmados para o evento

A I Exponoroeste, Feira de Economia Solidária, Artesanato, Agroindústria e Agricultura Familiar começa na tarde desta quarta-feira, 25,...