Está difícil controlar o coronavírus em Barra de São Francisco, já são 28 casos confirmados, incluindo uma morte

A Secretaria Municipal de Saúde de Barra de são Francisco, divulgou nesta quarta-feira, 13/05/2020, o Boletim Informativo sobre quantidade de casos confirmados do coronavírus. Agora já são 28 casos confirmado, incluindo uma morte.

Está difícil controlar o coronavírus em Barra de São Francisco. É preciso que as pessoas usem a máscara de proteção e álcool gel e evitem aglomerações.

É preciso que a população redobre os cuidados. A vigilância sanitária não descarta o aparecimento de novos casos no município de Barra de São Francisco.

De acordo com a prefeitura, 111 casos estão em monitoramento, dentre os 216 notificados até o momento. Já são três curados.

Algumas pessoas foram encaminhadas para internação em Colatina, que é a central de referência para receber pacientes de Barra de São Francisco. O número de internados ainda não foi divulgado pela prefeitura.

No painel do Estado aparecem apenas 23 casos confirmados em Barra de São Francisco até a data de hoje (13/05/2020), devido ao atraso no envio e também devido aos casos confirmados após o horário de envio.

O primeiro caso foi confirmado em Barra de São Francisco no dia 28/04/2020. De lá pra cá os números foram crescendo gradativamente. Veja aqui

É importante que, ao compartilhar alguma imagem ou link de informações sobre a quantidade de casos de Coronavírus, além de conferir se a fonte é confiável, o leitor verifique a data e horário da atualização, já que os dados mudam o tempo todo.

Veja mais sobre os casos de Coronavírus em Barra de São Francisco e cidades vizinhas

Além dos casos de moradores de Barra de São Francisco que testaram positivo, é importante lembrar que o Hospital Dr. Alceu Melgaço Filho atende pacientes de diversas cidades da região. Portanto, existem também casos que foram testados positivos em Barra de São Francisco, porém, aparecem apenas no relatório das respectivas cidades.

Não são descartados aparecimento de mais casos, pois várias pessoas estão aguardando resultado de testes, outras estão em isolamento aguardando o prazo para fazer o teste rápido.

Segundo a prefeitura, até o momento há 3 pacientes curados do Coronavírus em Barra de São Francisco. Mazinho do Hospital está chegando em seu 14º dia de isolamento.

O que está acontecendo em Barra de São Francisco é o mesmo que aconteceu em diversas cidades pelo mundo, onde os profissionais da saúde, que lidam diretamente com o problema, estão sendo infectados.

Um óbito foi registrado, de uma senhora que estava internada. Veja aqui

Outra senhora faleceu com sintomas de Coronavírus, mas o resultado do teste ainda não chegou. Veja aqui

Algumas pessoas, após testar positivo, vieram a público e divulgaram, como foi o caso de Mazinho do Hospital, Éder Oliveira, a médica Kíssila Soares Luz e um pai, que falou do teste positivo do filho e também da esposa. Veja os casos aqui

Sobre a divulgação de nomes, veja aqui sobre a Lei de Proteção de Dados.

O Brasil registra número elevado de mortes de Profissionais da Saúde por Coronavírus, veja aqui

De acordo com o Governador Renato Casagrande (PSB), maio e junho serão meses ‘de maior dificuldade’ no Espírito Santo.

Brasil

Dados atualizados às 19h40min de 13/05/2020

Casos confirmados: 188.974
Pessoas curadas: 78.424
Óbitos: 13.149

Brasil supera a França em número de infectados pelo novo coronavírus

Médico do SAMU segura respirador em Santo André, na Grande São Paulo, em meio à pandemia de coronavírus — Foto: REUTERS/Rahel Patrasso
Médico do SAMU segura respirador em Santo André, na Grande São Paulo, em meio à pandemia de coronavírus — Foto: REUTERS/Rahel Patrasso

Brasil ultrapassou a França em número de infectados pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) nesta quarta-feira (13) e se tornou o 6º país do mundo com mais casos, de acordo com o levantamento feito pela universidade norte-americana Johns Hopkins.

Na terça-feira (12), o Brasil já tinha ultrapassado a Alemanha e ocupava o 7º lugar entre os países com o maior número de casos de Covid-19, doença provocada pelo novo vírus. À frente do Brasil no levantamento da Johns Hopkins estão: EUA, Rússia, Espanha, Reino Unido e Itália.

O ranking dos países com mais casos de infecção, que é constantemente atualizado, indica que 4,4 milhões de pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus em todo o mundo.

Brasil é também o 6º do ranking dos países com mais mortes, ficando atrás dos EUA, Reino Unido, Itália, França e Itália, ainda segundo a universidade.

Subnotificação

O balanço oficial fornecido pelos governos, que é utilizado pela universidade para montar esse ranking, no entanto, não reflete o real número de infectados pelo novo vírus, que surgiu no fim de 2019 na China. Como não há testagem em massa na maior parte dos países, como acontece na Alemanha e na Coreia do Sul, não há como saber exatamente quantas pessoas foram atingidas.

No caso do Brasil, o país realizou até o momento quase 500 mil exames, dos quais mais de 145 mil ainda aguardam resultado. Como esse número de testes é relativamente baixo e a prioridade é para os pacientes graves, aqueles que precisam ser hospitalizados, o número de subnotificações é elevado.

Cientistas brasileiros estimam que o número real de casos de coronavírus no país já estava em 1,6 milhão na semana passada. Para indicar as subnotificações, cientistas analisaram os dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e registros dos órgãos regionais. O G1 também noticiou que os números reais da doença são maiores do que os apresentados pelo Governo Federal.

O crescimento de quase 10 vezes o número de internações e de 1.035% de mortes por síndromes respiratórias são evidências da subnotificação de mortes e casos graves de Covid-19 no país.

Leia mais

Mesmo em risco alto, restaurantes poderão funcionar até às 22h e aos fins de semana em Guarapari

A Prefeitura de Guarapari publicou um decreto, nesta...

Idaf tem novo diretor-técnico

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) tem novo diretor-técnico. O engenheiro-florestal...

Anjos do asfalto vai realizar atendimento gratuito em Vitória

A corretora e consultoria de seguros Anjos do...

Vice-governadora apresenta o programa Agenda Mulher para a empresária Luiza Trajano

Foto: Leandro Braga/Vice-Governadoria A vice-governadora do...

Leia também

Justiça impede retomada das aulas presenciais nas escolas particulares do Espírito Santo

Autorizadas pelo Governo do Estado a retomar suas atividades presenciais a partir do dia 5 de outubro, as escolas particulares do Espírito Santo estão...

Disputa entre “Boca de baleia” e “Jacy Obama” vira piada em Água Doce do Norte

Água Doce do Norte viverá esse ano uma das políticas mais hilárias dos últimos anos. Entre os candidatos estão dois políticos que protagonizaram grandes...

Juiz Eleitoral de Mantena homologa acordo proibindo comícios, caminhadas, passeatas e reuniões

Em reunião no Cartório Eleitoral de Mantena, na última terça-feira, (29), com a presença do  Juiz Eleitoral da 169ª Zona Eleitoral de Mantena, Thiago...

Equipe do SESI Canaã Goiânia recebe prêmio de Melhor Proposta de Impacto Social em torneio de robótica com foco na prevenção à Covid-19

A equipe de garagem do SESI Canaã Goiânia, Aghaton, foi premiada no Torneio SESI de Robótica – Desafio Covid-19 com o prêmio de Melhor...