Esposa de jogador brasileiro diz que chegou a comer caroço da maçã para matar a fome durante fuga com os filhos da guerra na Ucrânia

Compartilhe

Lyarah Barberan, de 23 anos, relatou os momentos de pânico e a necessidade de racionamento de comida após o início dos ataques russos. Ela desembarcou no Aeroporto Internacional de SP, na manhã desta terça (1°), ao lado do marido, o atleta Maycon Barberan, e os filhos.

Por Kleber Tomáz, g1 SP
— São Paulo

 

Lyarah Vojnovic Barberan, de 23 anos, chorou de alívio e emoção ao encontrar com os pais na área do desembarque internacional do Aeroporto de São Paulo, em Guarulhos, na manhã desta terça-feira (1°).

Casada com o jogador Maycon Barberan, que atua na Ucrânia, ela narrou os momentos de desespero e fome durante a fuga da guerra no país, ao lado dos filhos pequenos.

“Minha mãe me perguntava: ‘Filha, vocês conseguiram levar algo pra comer?’ e eu falava: ‘Mãe, as crianças, graças a Deus, não estão passando fome, deu tempo da gente pegar duas maçãzinhas’. Eu tenho dois filhos, peguei duas maçãzinhas e meus filhos comeram. No momento que eu vi o caroço da maçã eu falei: ‘É agora que eu vou matar minha fome’. Peguei o caroço da maçã e comi”.

“Só pedia calma para que meus filhos não sentissem o que eu estava sentindo”.

Eles ficaram abrigados em um bunker do hotel em Kiev. Desde o início dos conflitos, um grupo de 40 brasileiros tentava deixar o local e retornar ao Brasil.

Muito emocionada, Lyarah disse ainda que tentava cantar para tranquilizar os filhos.

“Como mãe posso dizer que só tive desespero quando vi meus filhos com fome e eu mantendo a calma para eles não se desesperarem.”

Após os dias de pânico, a jovem afirma que não há ainda como saber sobre o futuro da família. Por agora, ela deseja ficar ao lado dos parentes.

“O momento agora é de curtir o meu pai, a minha mãe, de cuidar da minha mente, que tá muito cansada, fragilizada, cuidar da minha família e o resto eu sei que está na mão do melhor.”

Liara, esposa do jogador Maycon, chora ao abraçar o pai na chegada a SP — Foto: Kleber Tomáz/g1

Liara, esposa do jogador Maycon, chora ao abraçar o pai na chegada a SP — Foto: Kleber Tomáz/g1

Maycon e a esposa se emocionam ao reencontrar os familiares — Foto: Kleber Tomáz/g1 SP

Maycon e a esposa se emocionam ao reencontrar os familiares — Foto: Kleber Tomáz/g1 SP

A Rússia iniciou uma operação de invasão da Ucrânia na madrugada da última quinta-feira (24). Desde então, os brasileiros passaram dias de angústia até conseguirem deixar o país.

O Ministério das Relações Exteriores informou neste domingo (27), em nota, que 80 brasileiros já deixaram a Ucrânia e foram para países fronteiriços.

Ainda, segundo o Itamaraty, cerca de 100 brasileiros registrados na embaixada do Brasil em Kiev ainda estavam em solo ucraniano. A reportagem não conseguiu entrar em contato com o órgão nesta terça (1º) para atualizar esse número.

A Rússia exige que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) interrompa sua expansão em direção ao leste. Putin disse considerar inaceitável a filiação da Ucrânia à aliança militar comandada pelos Estados Unidos.

Segundo Putin, a Rússia se viu sem escolhas a não ser se defender contra o que ele classificou como ameaças da Ucrânia – um estado democrático com uma população de 44 milhões de pessoas.

Leia também

Motociclista fica ferido em queda de moto em São Gabriel da Palha

Um motociclista ficou ferido em um acidente ocorrido na tarde desta segunda-feira (23) na rua Adroaldo Kope Pereira,...

Homem morre e três pessoas ficam feridas em grave acidente em Colatina

Um homem morreu e três pessoas ficaram feridas em um grave acidente na noite deste sábado (21), na...

COVID-19: Brasil registra tendência de alta nos casos

Dados da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) revelam que o Brasil pode estar passando por um novo...

SUL: Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em mais 10 cidades

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, nesta segunda-feira (23), a situação de...

Acidente deixa 4 inspetores penitenciários feridos no Sul do Espírito Santo

  Acidente deixou 4 inspetores penitenciários feridos na BR-101 Um acidente deixou quatro feridos, nesta terça-feira (24), na BR-101, na...