Espírito Santo vai implantar 14 Centros de Referência da Juventude

Previsto no programa Estado Presente, o governo do Espírito Santo vai implantar 14 Centros de Referência da Juventude ainda neste ano. O objetivo é diminuir os índices de crimes violentos sofridos e cometidos por jovens.

O primeiro está previsto para ser construído em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. Além do CRJ, o município vai receber também um Centro de Acolhimento de Atenção Integral sobre Drogas (CAAD).

De acordo com a Secretaria Estadual de Direitos Humanos (SEDH-ES), a implementação dos CRJs é a principal ação do eixo social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida e eles irão ofertar uma gama de serviços voltados para as juventudes, buscando ampliar a garantia de direitos e diminuir os crimes praticados e sofridos pelos jovens do estado.

A secretária estadual de Direitos Humanos, Nara Borgo, informou que foi feita uma reunião com a prefeitura de Cachoeiro para a implantação dos espaços, que ainda não têm local definido. Coletivos juvenis do município também foram ouvidos sobre o projeto.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, que atua como coordenador-executivo do Programa Estado Presente, explicou que a implantação dos centros será uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

De acordo com o governo, serão 14 CRJs em funcionamento até o final 2021, com capacidade para atender anualmente 65 mil jovens.

Os CRJs ofertarão serviços como espaços de trabalho compartilhado, com laboratório temático para geração de renda (LABPoca), oficinas, eventos artístico-culturais e esportivos, vivências extra-território, entre outros.

O estado prevê ainda a construção de dois Centro de Acolhimento de Atenção Integral sobre Drogas (CAAD) no interior do estado, sendo um deles em Cachoeiro de Itapemirim. Já existe uma unidade em funcionamento em Vitória. O projeto também faz parte do programa Estado Presente em Defesa da Vida.

O CAAD faz parte do Programa Estadual de Ações Integradas sobre Drogas (Rede Abraço). Por meio desses centros, pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas e seus familiares têm acesso a profissionais especializados e a uma gama de serviços para serem acolhidos de acordo com suas especificidades e necessidades.

O Estado Presente, que visa a reduzir os índices de violência e criminalidade, com foco especialmente em crimes letais – homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte – atua em dois eixos: controle da criminalidade e prevenção à violência, a partir da ampliação do acesso aos serviços básicos e promoção da cidadania em regiões caracterizadas por altos índices de vulnerabilidade social.

 

Estado anuncia implantação de 14 Centros de Referência da Juventude no ES — Foto: Divulgação/ SEDH
Estado anuncia implantação de 14 Centros de Referência da Juventude no ES — Foto: Divulgação/ SEDH

 

Leia mais

Leia também