Espírito Santo vai ampliar grupos prioritários de vacinação contra Covid-19

O Governo do Espírito Santo vai ampliar os grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19. A informação foi anunciada pelo secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, nesta segunda-feira (14).

De acordo com o secretário, os grupos já foram definidos e serão informados ao longo da semana. Entre as categorias que devem ser imunizadas contra o vírus, Nésio citou caminhoneiros e profissionais da limpeza.

“Em relação a vacinação dos caminhoneiros, presos, trabalhadores da indústria, limpeza urbana, o governo do Espírito Santo está propondo assumir a vacinação desses públicos diretamente por meio de parcerias, de maneira que a gente consiga avançar na aplicação rápida, estruturada e organizada”, explicou o secretário.

Segundo o anúncio, a vacinação por faixa etária continuaria feita pelos municípios.

O secretário informou ainda que o Espírito Santo aguarda também a chegada de cerca de 59 mil doses da vacina Janssen. Essa remessa faz parte de um lote de 3 milhões de doses do imunizante que chegariam ao Brasil nesta terça-feira (15). O envio, porém, foi adiado pela fabricante e o novo prazo não foi definido pela farmacêutica.

Quando essas doses chegarem ao Espírito Santo, Nésio informou que já foi definido como será a distribuição e as doses serão destinadas apenas para os quatro maiores municípios da Grande Vitória.

“As vacinas da Janssen serão aplicadas em 48 horas, nos quatro grandes municípios da Grande Vitória. Vila Velha, Cariacica, Vitória e Serra pactuaram o prazo da aplicação plena de todas as doses em dois dias. Vamos receber uma vacina já próxima do prazo de vencimento, onde mesmo com o reconhecimento e postergação deste prazo por parte da indústria, nós consideramos oportuno garantir a aplicação plena dessas doses” disse.

Cerca de 51 mil aguardam a chegada de doses da vacina Coronavac para completar o esquema de vacinação em aberto no Espírito Santo.

De acordo com o subsecretário de saúde, Luiz Carlos Reblin, está previsto o recebimento de uma remessa com 20 mil doses do imunizante nesta semana e elas serão usadas para regularizar parte dos esquemas vacinais que estão atrasados.

“Estamos aguardando essa definição do Ministério [da Saúde]. Temos a informação de que o Instituto Butantan entregou ao Ministério 1 milhão de doses. Se essas forem as doses distribuídas aos estados, o Espírito Santo receberá dessa remessa algo em torno de 20 mil doses”, afirmou.

A partir desta semana, serão iniciados novos centros de testagem de antígeno e RT-PCR. Na quinta-feira (17), a testagem terá início no Aeroporto de Vitória; na sexta (18), no Terminal de Jardim América, em Cariacica; e na próxima semana mais três terminais do Sistema Transcol vão começar a fazer os testes de Covid-19 na população.

Secretário de Saúde do ES, Nésio Fernandes, ao lado do subsecretário Luiz Carlos Reblin — Foto: Divulgação/Sesa

Secretário de Saúde do ES, Nésio Fernandes, ao lado do subsecretário Luiz Carlos Reblin — Foto: Divulgação/Sesa


Leia mais

Leia também