Espírito Santo teve 129 acidentes com motos que resultaram em mortes neste ano

Samu já prestou socorro a mais de três mil ocorrências envolvendo motociclistas no estado durante o período.

De janeiro a junho de 2020, 129 acidentes envolvendo motocicletas resultaram em morte no ES

Do início de janeiro até o final de junho deste ano, 129 acidentes com motocicletas resultaram em mortes no Espírito Santo, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo (Sesp).

Neste mesmo período, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou socorro em 3.378 ocorrências envolvendo motocicletas.

Para as autoridades de trânsito, a imprudência e as manobras arriscadas, que poderiam ser evitadas, são responsáveis pelo trágico desfecho de muitos desses casos.

O capitão do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Alercio Martins Borges, pontuou que os acidentes com motos em geral costumam ser mais graves se comparados às ocorrências com carros.

“Os veículos de duas rodas representam de 25% a 27% dos acidentes. Mas se formos comparar, o número de vítimas fatais nesses casos é muito maior do que nos acidentes com veículos de quatro rodas”, afirmou.

Alguns dos exemplos de trágicos desfechos são recentes. No último sábado (25), um jovem de 21 anos morreu depois de perder o controle da moto que pilotava e bater em um poste no bairro Vista Dourada, em Cariacica. No momento do acidente, ele empinava o veículo, praticando uma manobra conhecida como “grau”.

Foi o bombeiro civil Fernando Octávio, que mora na região, quem prestou os primeiros socorros. Apesar de o bombeiro ter conseguido reanimá-lo, o jovem não resistiu aos ferimentos.

“Ele não tinha batimentos cardíacos e nem respiração, mas com experiência e algumas técnicas, conseguimos fazer com que os batimentos e a respiração voltassem. Então o Samu chegou e deu prosseguimento ao atendimento”, lembrou.

Segundo Fernando Octávio, os acidentes envolvendo motocicletas não são raros na rua onde mora.

“A gente já teve outras situações com óbitos. Em uma delas, uma pessoa fazendo essa mesma manobra atingiu um idoso. A gente pede o apoio das autoridades de trânsito para melhorar a situação e também o apoio dos condutores, para que respeitem as leis de trânsito”, ressaltou o bombeiro.

Já na semana passada, Priscila Tononi Coelho da Silva, de 34 anos, morreu depois de se envolver um acidente e cair da motocicleta na BR-101, no bairro Nova Brasília, em Cariacica.

Ao cair, a vítima, que estava em um corredor de veículos (manobra arriscada, mas que não é proibida pelo Código de Trânsito), acabou sendo atropelada por um caminhão.

O presidente da Federação Capixaba de Motociclismo, Renan da Silva Loubak, afirmou que aqueles que fazem manobras arriscadas, contra as normas, não são considerados motociclistas por parte da federação.

“O motociclista respeita as leis de trânsito, a capacidade da sua motocicleta. Já o motoqueiro não respeita as leis, nem as pessoas na rua e nem a ele próprio, pois faz manobras inadequadas para o local e para o seu tipo de moto”, explicou.

O capitão do Batalhão de Trânsito pede o apoio da população para que os casos de imprudência sejam denunciados e possam ser punidos pelas autoridades, a fim de evitar novos acidentes.

“A legislação prevê que o agente público faça a autuação do que ele presenciar. Por isso, pedimos que a população ajude com informações”, disse o capitão Laercio.

Veja acidentes de moto em Barra de São Francisco e região

Leia mais

Empresário veneciano, Renato Colombi, morre vítima da Covid-19

O empresário veneciano, Renato Vicente Colombi, de 74 anos, não resistiu às complicações causadas pela Covid-19 e faleceu nesta quarta-feira (29), no Hospital Meridional,...

TCE-ES entrega à Justiça Eleitoral lista dos gestores com contas rejeitadas e irregulares

O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) entregou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) a lista de responsáveis cujas contas receberam parecer...

BSF: pequeno Theo, amigo da PM, diz que “homens maus estavam cortando uma árvores que ele tanto gosta”

Esse é o Theo Teixeira, um grande amigo da Polícia Militar. Na ocasião, o menino Theo procurou a polícia dizendo que "homens maus estavam  cortando uma...

Leia também

Brasil assina declaração sobre defesa do acesso das mulheres a promoção da saúde

Foto: Reprodução Trinta e um países, incluindo o Brasil, assinaram, em cerimônia virtual, a chamada Declaração de Consenso de Genebra, um documento no qual...

Publicadas regras de flexibilização do programa A Voz do Brasil

Apenas as rádios educativas devem manter o início da transmissão às 19h. A portaria que estabelece as condições, critérios e procedimentos para a flexibilização e...

Arrecadação prevista pelo Governo Federal em 2020 deve ter queda ‘brutal’, avalia IFI

Com a revisão mais recente feita pelo Executivo, a previsão da arrecadação do Governo Federal em 2020 terá uma redução de 12%. Em análise...

Espírito Santo autoriza funcionamento de cerimoniais infantis a partir de 3 de novembro

  O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou nesta sexta-feira (23) a autorização para o funcionamento de cerimoniais e espaços de recreação infantis...