O governador do Espírito Santo Renato Casagrande (PSB) anunciou na manhã desta quarta-feira (10) mudanças na Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.
Segundo Fabiana Oliveira, em publicação no G1 ES, entre essas mudanças estão, a retomada do Batalhão de Missões Especiais (BME), extinto em 2017 com a reestruturação da PM.
Já o Comando de Polícia Ostensiva Metropolitano (CPOM) passa a ser dividido em duas unidades, uma responsável pelo comando do policiamento em Vitória e Serra e outra abrangendo os municípios de Cariacica, Vila Velha Viana e Guarapari, na Região Metropolitana da Grande Vitória.
Outra novidade é a criação do Batalhão de Cães e ainda de duas companhias independentes da PM em Nova Rosa da Penha, Cariacica e São Torquato, Vila Velha, na Grande Vitória e outras duas no interior nas cidades de Jaguaré e Pinheiros.
Mudanças também foram anunciadas para o Corpo de Bombeiros que passa a contar com duas companhias independentes, uma em Vila Velha e outra na Serra.
Na Polícia Civil o governador do estado anunciou a permissão de aplicação de Indenização Suplementar de Escala Operacional (Iseo) em atividades como plantões nas Delegacias Regionais, o que, até então, era vetado.
Também foi anunciado concurso público com cerca de 671 vagas para policiais militares, sendo 560 praças combatentes, 20 oficiais médicos, 20 oficiais dentistas, cinco oficiais farmacêuticos/bioquímicos, dois oficiais médicos veterinários, 10 oficiais enfermeiros, 30 praças especialistas da saúde, dois oficiais músicos e 22 praças músicos.
O objetivo, de acordo com o governador, é compensar a ausência de contratação no passado.
O fim da limitação para o quantitativo de vagas para a promoção de sargentos, contido na Lei Complementar nº 911/2019, também foi anunciado. A medida permite que mais militares sejam habilitados e qualificados para atuarem como sargentos.
As medidas anunciadas seguem para votação na Assembleia Legislativa e em seguida é necessário decreto para regulamentação.
“Todo esse trabalho é pra que a gente dê mais condições de ação às nossas forças policiais e ter mais resultado no enfrentamento ao crime”, disse o governador.

Também foi anunciada abertura de concurso para a PM do ES — Foto: reprodução GloboNews

Uma das novidades anunciadas pelo governador Renato Casagrande (PSB) é a volta do Batalhão de Missões Especiais (BME) — Foto: Divulgação / Sesp