Espírito Santo terá mais 30 caminhões 0km para coleta de lixo nos municípios

Compartilhe

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, na manhã desta quinta-feira (09), a Ordem de Fornecimento para aquisição de 30 caminhões compactadores para Resíduos Sólidos Urbanos. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), vai investir cerca de R$ 14 milhões nessa ação, que beneficiará 30 municípios capixabas.

“Nós gostamos de trabalhar, produzir e resolver as coisas. Estamos fazendo investimentos históricos no Espírito Santo e tenho certeza que esses caminhões serão fundamentais para os municípios, que são parceiros do Governo do Estado. Digo que ninguém faz nada sozinho e, junto com os municípios, estamos mudando a realidade do Espírito Santo e melhorando a vida das pessoas”, afirmou Casagrande.

Cada município receberá, em concessão de uso, um caminhão compactador com capacidade para 6,10 e 15 metros cúbicos por ciclo de coleta, o que representa uma capacidade de cobertura diária entre 9.500 e 49.500 habitantes, de acordo com a duração dos turnos do trabalho de coleta utilizados por cada município. Os contratos de Concessão de Uso têm vigência de 120 meses, sem a necessidade de contrapartida por parte do município.

“O trabalho das prefeituras na coleta e limpeza será mais rápido e eficiente. Com o novo equipamento, o município poderá adequar a coleta seletiva de lixo, que é de extrema importância para a sociedade, evitando acúmulo de resíduos, e melhorando a qualidade de vida da população”, comentou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente.

O Governo do Estado opera o Programa Espírito Santo Sem Lixão, conforme as diretrizes e estratégias do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS). O principal objetivo do programa é a erradicação dos lixões do território capixaba, por meio de sistemas regionais de destinação final adequada de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), considerando também, neste contexto, a continuidade do funcionamento dos atuais sistemas que estão atendendo alguns municípios de forma sustentada e que foram implantados pela iniciativa privada.

Estiveram presentes na solenidade, os deputados estaduais Luciano Machado, Marcos Madureira, Dary Pagung, Raquel Lessa e Hudson Leal; além de prefeitos e prefeitas de diversas cidades capixabas, representados pelo vice-presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), o prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, que também falou durante o evento.

Municípios contemplados

Água Doce do Norte, Águia Branca, Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Apiacá, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Brejetuba, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Irupi, Itarana, Mimoso do Sul, Marechal Floriano, Montanha, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Rio Bananal, Santa Teresa, São Domingos do Norte e Vila Valério.

Leia também

Projeto Avivar terá sede no Nova Barra

A coordenadora do Projeto Avivar, professora de Educação Física e personal trainer, Cleidmar Rezende, a Cleidinha, esteve visitando...

Aula Inaugural do Curso de Corte e Costura no Barro Preto em Paulista será na segunda-feira (16)

O Senai vai iniciar o primeiro curso de Corte e Costura para 40 pessoas da Cooperativa das Costureiras...

Senado aprova volta do despacho gratuito de bagagem

O Senado aprovou hoje (17) a Medida Provisória (MP) 1089/2021, que disciplina o transporte aéreo no país e...

Aula Inaugural do Curso de Corte e Costura em Barro Preto será na segunda-feira, 16

O Senai vai iniciar o primeiro curso de Corte e Costura para 40 pessoas da Cooperativa das Costureiras...

Jaguaré inicia uso de revsol nas estradas rurais

  Um dos pontos mais críticos em dias de chuva, o morro da Comunidade São Geraldo está sendo preparado...

Tráfico internacional de drogas: entenda esquema que envolvia mergulhadores do ES

  Um australiano foi preso e mais de 280 kg de cocaína apreendidos em dois países em uma operação...