O Espírito Santo tem uma das 22 praias brasileiras que receberam o selo internacional Bandeira Azul na temporada 2021/2022. A Praia da Sereia fica em Vila Velha e é a primeira do estado a receber a certificação.
Os locais que vão receber a certificação ambiental e sustentável foram divulgados pelo júri internacional, reunido em Copenhague, na Dinamarca, no início do mês.
O Brasil conquistou 28 aprovações, sendo 22 praias, a maioria em Santa Catarina, e seis marinas. A cerimônia de entrega das bandeiras acontece entre novembro e dezembro, no início da temporada de verão.
Segundo a Prefeitura de Vila Velha, a Praia da Sereia recebeu a certificação porque o local tem “excelente balneabilidade, além de estar recebendo melhorias na infraestrutura do calçadão, ciclovias, corrimãos, rampa, instalação elétrica, banheiros, chuveiros, sinalização e organização das atividades esportivas praticadas in loco”.
“Agora temos um modelo de praia de excelência, que irá beneficiar, primeiramente, o morador, que desfruta desse ambiente o ano inteiro e, posteriormente, quem nos visita, atraído pelas nossas belezas naturais”, destacou o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Paulo Renato Fonseca Júnior.
Entre os documentos analisados pela comissão nacional do programa, de acordo com a prefeitura, consta a qualidade da água da região pelo período de um ano. Outra exigência é a limpeza da areia, inclusive do microlixo, a partir da certificação.
“Os critérios de balneabilidade do Bandeira Azul são bem mais exigentes do que a legislação nacional. Isso garante a qualidade da água e da areia para os seus frequentadores”, explicou a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Manuela Batista.
Ao longo de todo o ano, com a certificação internacional, será realizado um programa de educação ambiental no local, com atividades voltadas à conscientização dos frequentadores em relação ao descarte de lixo na praia e a poluição dos ecossistemas marinhos.
O hasteamento da Bandeira Azul assegura aos visitantes mais informações sobre os locais, qualidade da água e ações de educação ambiental.
O programa foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com diversos integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o operador nacional do programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR).

Praia da Sereia, em Vila Velha — Foto: Everton Thiago/Prefeitura de Vila Velha