Espírito Santo tem 420 pontos de testagem de Covid-19; confira quais são e os horários de funcionamento • SiteBarra

Espírito Santo tem 420 pontos de testagem de Covid-19; confira quais são e os horários de funcionamento

O Espírito Santo conta com 420 postos de testagem de Covid-19 espalhados por todas as regiões. Confira quais são os pontos de testagem e os dias e horários de funcionamento.

A lista dos pontos foi divulgada nesta segunda-feira (10) pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) e também pode ser acessada pelo site Vacina e Confia.

São 244 postos de testagem na Região Metropolitana, 120 na Região Central-norte, e 43 na Região Sul. Além desses, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também administra outros 13 postos de testagem em cidades da Grande Vitória e do interior.

Nos postos de testagem são realizados dois tipos de teste: o RT-PCR e o Antígeno, conhecido como teste rápido.

Feito a partir do swab nasal e oral (em que uma haste flexível com algodão na ponta é esfregada no fundo do nariz e da boca para coletar uma amostra do paciente), o PCR consegue detectar a presença do material genético do coronavírus.

Os laboratórios costumam orientar que a coleta aconteça entre o terceiro e o sétimo dia após o início dos sintomas.

Isso porque o RT-PCR detecta o RNA (material genético do vírus), e essa janela de tempo é o período da infecção em que há mais atividade viral e é mais provável encontrar o causador da Covid-19 lá no fundo da garganta.

Também conhecido como teste rápido, o teste antígeno é considerado “menos sensível” pelas agências de saúde e pelos especialistas.