Espírito Santo tem 41 municípios em risco alto para a Covid-19

Governo apresentou neste sábado (11) o novo mapa da Matriz de Risco que vale a partir de segunda-feira (13).

ES tem 41 municípios em risco alto para a Covid-19 — Foto: Divulgação/Governo do ES

Nesta segunda-feira (13) entra em vigor o 13º Mapa de Risco para a Covid-19 no Espírito Santo, que é valido até o domingo (19).

No novo mapa, 41 cidades seguem em risco alto e outras 37 em risco moderado. Não há nenhum município em risco baixo ou risco extremo.

Entram em risco alto Afonso Claudio, Apiacá, Atílio Vivacqua, Brejetuba, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Pinheiros, Sooretama, Venda Nova do Imigrante e Vila Valério.

Saem do risco alto para o moderado Boa Esperança, Divino de São Lourenço, Fundão, Guaçuí, João Neiva, Montanha, Mucurici, Ponto Belo, Santa Teresa e Viana.

Essa classificação define regras para o funcionamento de atividades comerciais e serviços de acordo com a classificação.

Os municípios de risco alto, por exemplo, passam a ter o comércio funcionando de maneira alternada, fechando aos finais de semana.

A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril, considerando apenas o coeficiente de incidência. Em maio, foi inserida a matriz de risco como ferramenta do mapa, constando o coeficiente de incidência e taxa de ocupação de leitos de UTI.

Em 18 de maio, a matriz de risco foi ampliada com a inserção da taxa de letalidade, índice de isolamento social e % da população acima de 60 anos.

O mapa de risco segue orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle do estado.

Leia mais

Polícia militar apreende armas, drogas e munições em Pinheiros

Na tarde desta terça-feira (11/08/2020), a Polícia Militar do Espírito Santo (2º Batalhão), aprendeu armas, drogas e munições, no município de Pinheiros. Uma pessoa...

Anvisa libera testes de vacina chinesa contra o novo coronavírus

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou...

Bancada capixaba pede auxílio aos pescadores do Espírito Santo durante pandemia

A bancada federal capixaba encaminhou nesta terça-feira (31/03),...

Duas condutoras se envolvem em acidente em Água Doce do Norte

Um acidente envolvendo a condutora, K.D.L.C, ocorreu na manhã do último domingo (23/08/2020), na Rua Pedro Portes Filho, na saída para o Córrego Bom...

Leia também

Lançado programa Mineração e Desenvolvimento que vai estimular retomada do País

Palavras do Ministro de Estado de Minas e Energia, Almirante Bento Costa Lima Leite Albuquerque Junior. Foto: Carolina Antunes/PR O Governo Federal lançou, nesta segunda-feira...

Eleições 2020: A disputa nas terras do garimpo de minérios

A extração de minério pelo Brasil gera uma enorme quantia de recursos para a região de onde os diversos tipos de minerais são garimpados....

Ministério da Saúde libera recursos para 77 municípios

O Ministério da Saúde repassou R$ 21,3 milhões para 77 municípios reforçarem o enfrentamento à Covid-19 nas comunidades e favelas. Entre os objetivos do...

Conselhos de direitos dos idosos vão poder emitir declaração de funcionamento para instituições de longa permanência

Conselhos estaduais e municipais de direitos da pessoa idosa ou de assistência social vão poder emitir declaração de funcionamento das Instituições de Longa Permanência...