Espírito Santo só vai emitir nova Carteira de Identidade a partir de janeiro de 2024

Compartilhe

 

 

Nova carteira de identidade será emitida a partir de janeiro no ES

Nova carteira de identidade será emitida a partir de janeiro no ES

O Espírito Santo só vai começar a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em janeiro de 2024. A data-limite para o início da emissão desse novo formato era no último dia 6 de novembro, mas o prazo foi estendido pelo governo federal a pedido de alguns estados, que queriam tempo de adequação.

A informação foi confirmada pela perita oficial criminal Juliana Arósio Sales, do gabinete da Superintendência de Polícia Técnico Científica (SPTC), em entrevista à TV Gazeta. Ela explicou o motivo de o estado ainda não iniciar a emissão do novo modelo de identidade.

“Diferentemente de outros estados, nós iniciamos o desenvolvimento da CIN um pouco depois. Isso porque nós estávamos trabalhando numa virada anterior de sistema, estávamos automatizando a busca biométrica. Essa virada de chave anterior se deu apenas em março deste ano. Só a partir desse novo sistema é que pudemos focar no desenvolvimento para a nova carteira de identidade”, argumentou.

As carteiras de identidade expedidas segundo padrões anteriores são válidas até 28 de fevereiro de 2032. O objetivo da nova identidade é unificar o número do documento em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), para “simplificar a vida do cidadão”, além de “coibir fraudes”.

Hoje, cada cidadão pode ter até 27 RGs diferentes, um por unidade da federação. Com a implementação da nova identidade, o brasileiro passa a adotar apenas o CPF como número identificador.

 

Com a nova identidade, a probabilidade de fraudes é menor, visto que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF. Com a CIN, o cidadão passa a ter um número de identificação apenas.

A nova carteira apresenta ainda um QR Code, que permite verificar sua autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.

Leia também

94,5% dos municípios paranaenses dizem que 1% do FPM vai ajudar no pagamento do 13º salário

No Paraná, dos municípios que participaram da pesquisa anual da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre a situação...

Carreta com eucalipto tomba e dá nó no trânsito na BR 101 em Conceição da Barra

e Uma carreta que transportava toras de eucalipto tombou no início da manhã desta terça-feira (5), no km 38...

III Exponoroeste consolida Barra de São Francisco como polo de eventos regionais

O empresário do ramo de energia solar, Renato Pinto Rosa, elogiou muito a organização e destacou a importância...

Carreta que transportava alimentos pega fogo na BR-262, no Espírito Santo

    Carreta pega fogo na BR-262 em Ibatiba — Foto: Divulgação Rede Sociais Uma carreta que transportava alimentos pegou fogo...