Espírito Santo sedia Seminário Regional de Integração das Agências de Inteligência Penitenciária

Compartilhe

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e a Secretaria da Justiça (Sejus) promovem o II Seminário Regional de Integração das Agências de Inteligência Penitenciária (SERIIPEN) – Sudeste, que acontece no Espírito Santo. A abertura do evento contou com a presença do secretário de Estado da Justiça, Marcello Paiva de Mello, e do diretor de Inteligência Penitenciária do Departamento Penitenciário Nacional, Josélio Azevedo.

A segunda edição do SERIIPEN busca fomentar a integração e a cooperação entre as agências de inteligência penitenciária na região Sudeste, que tem grande relevância estratégica no cenário penitenciário nacional, pois concentra a maior parte da população carcerária do sistema penitenciário brasileiro. 

Na cerimônia de abertura, o secretário de Estado da Justiça, Marcello Paiva de Mello, destacou que o Espírito Santo, com estratégia e integração, tem mantido o sistema prisional sob controle. “Nossos presídios não são organizados para acomodar facções. O Estado destina o preso pensando exclusivamente na ressocialização dele. Essa conquista é uma vitória da inteligência, advinda do competente trabalho realizado pela Diretoria de Inteligência Prisional. É com inteligência que todos no sistema devem agir, principalmente na área operacional”, frisou. 

O secretário destacou ainda que uma das estratégias bem-sucedidas é dar aos internos a oportunidade de buscar um novo caminho. “É preciso utilizar a inteligência organizacional de forma estratégica, conhecendo e manejando os dados e informações para aplicá-los aos procedimentos”, reforçou Mello.

O diretor de Inteligência Penitenciária do Depen, Joselio Azevedo de Sousa, na abertura do evento, agradeceu a recepção da Secretaria da Justiça do Governo do Espírito Santo e reforçou a importância do seminário não só para a inteligência penitenciária, mas para a segurança pública brasileira “Com os dados gerados pela inteligência do sistema penitenciário, os tomadores de decisão têm informações necessárias para a adoção das ações estruturantes para a administração prisional e também para a gestão da segurança pública”, salientou.

“Nesse sentido, o SERIIPEN busca o aprimoramento, a integração e a coordenação, assim como possibilitar o compartilhamento de problemas enfrentados, e as boas práticas implementadas pelas agências de inteligência penitenciária da região Sudeste”, completou o diretor da Inteligência do Depen. Ele realizou a abertura das atividades do seminário, com a palestra sobre o papel da diretoria capitaneada na Inteligência Penitenciária Brasileira.

Também participaram da abertura do evento o delegado da Polícia Federal Leonardo Damasceno, representando o superintendente da Polícia Federal,  delegado Eugênio Ricas; o gerente de Contrainteligência da Subsecretaria de Estado de Inteligência do Governo do Espírito Santo, coronel Rogério Bubach; o chefe de Inteligência do 38º Batalhão de Infantária, capitão Benhur Alves Rosa; e o oficial David Ricardo Damasceno, representando o superintendente Estadual da Abin no Espírito Santo, Delanne Novaes de Souza.

Sobre o SERIIPEN 

A primeira edição do Seminário Regional de Integração das Agências de Inteligência Penitenciária aconteceu no Paraná, no final de 2021. O SERIIPEN fomenta a integração e a cooperação entre os operadores de inteligência, a fim de estimular a troca de experiências entre os profissionais. 

O objetivo da iniciativa é promover o aperfeiçoamento dos profissionais de segurança pública que atuam nas agências de inteligência penitenciária, bem como tratar de novas perspectivas do tema no cenário nacional, além de propiciar a integração e a cooperação com as demais forças de segurança pública.

Com informações da divisão de Comunicação Social do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Leia também

ES: motorista de 90 anos fica ferida após atravessar rotatória e capotar com o carro

Uma motorista de 90 anos e o carona do carro conduzido por ela ficaram feridos em um acidente...

Jogador do Real Noroeste diz que conversava com jogadores do Nova Venécia, no momento da abordagem da PM

Ação da Polícia Militar, realizada após o apito final da partida entre Nova Venécia e Real Noroeste, pelo...

Agenda ASG pauta organizações e incentiva reflexões sociais e ambientais

A Agenda Ambiental, Social e de Governança, chamada de ASG, surge do desafio de integrar esses três fatores...

Investigadores dizem que assassinato de veterinária capixaba se trata de “clássico crime de mando”

  Crislaine Boldrini Faé tinha 29 anos. Crédito: Redes Sociais A morte da médica veterinária capixaba Crislaine Boldrini Faé, de...

Gasolina chega perto de R$ 9 por litro nos postos brasileiros

A média de preços dos combustíveis calculados nesta semana pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP)...

Caminhoneiros são feitos reféns por quase 10h e têm veículos roubados no Espírito Santo

Dois caminhoneiros foram feitos reféns por quase 10 horas em Conceição de Castelo, no Norte do Espírito Santo,...

Dupla é presa no Espírito Santo com documentos falsificados que driblavam equipamento da polícia

  Um homem de 27 anos e uma mulher de 25, que não tiveram os nomes revelados, foram presos...

Portugal recebe Mundial de Goalball 2022

A IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) anunciou que Portugal será a sede...