Espírito Santo sedia o principal congresso de saúde pública do Brasil

Compartilhe

O 15º Congresso Internacional da Rede Unida acontece de 16 a 19 de junho, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no campus Goiabeiras, Vitória. O encontro é o principal congresso de saúde pública do Brasil e são esperados palestrantes dos Estados Unidos, Colômbia e Itália. Estão previstas a participação de mais de mil pessoas presencialmente e mais mil de forma virtual. 

Organizado pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) e a Rede Unida, o evento tem como objetivo compartilhar experiências de organizações nacionais e internacionais em saúde e educação, além de debater temas como a pandemia de Covid-19, racismo, direitos humanos, acessibilidade e terapias indígenas e alternativas.

Presidido pelo secretário de Estado de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, o evento ainda conta com atividades culturais e a tenda Paulo Freire, que será aberta ao público. “Para nós é um grande orgulho sediar esse tão importante evento, que se torna um ambiente de debates qualificados sobre temas que impactam diretamente da população brasileira”, disse.

Para o diretor do Instituto, Fabiano Ribeiro, os dias de congresso serão fundamentais para mostrar como o Sistema Único de Saúde (SUS) superou os desafios na pandemia. “O Espírito Santo é um dos bons exemplos no combate à Covid-19 e, principalmente, no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) e nos atendimentos dos hospitais. Os projetos e programas de inovação do ICEPi são referências e serão compartilhados no congresso por meio de oficinas, fóruns e rodas de conversa”, informou. 

 

17ª Conferência Nacional de Saúde

A abertura oficial do congresso acontece na quinta-feira (16), às 18 horas, no Vitória Grand Hall. Um dos destaques da solenidade é o lançamento da 17ª Conferência Nacional de Saúde com tema “Amanhã será outro dia!”, em que serão discutidas ideias com foco nos próximos quatro anos de atuação na área da saúde pública, como reorganização do sistema de saúde pós-pandemia, formação dos profissionais e novas práticas e atuações para as consequências da Covid-19.

A abertura contará com a presença de representantes do Governo do Estado, Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), de instituições de ensino de Emilia-Romagna e Parma (Itália), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-ES), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). 

O evento conta com a organização do ICEPi e da Rede Unida, em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Políticas, Gestão e Avaliação em Saúde Coletiva (Nupgasc), Ufes e Secretaria da Saúde (Sesa).                            

Serviço:

15º Congresso Internacional da Rede Unida

Data: 16 a 19 de junho de 2022

Local: Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus Goiabeiras, Vitória,

Horário: 8h às 20h       

Informações: www.redeunida.org.br 

Inscrições: www.redeunida.org.br/pt-br/evento/11/menu/inscricoes15-/ 

Programação: www.redeunida.org.br/pt-br/evento/11/menu/programacao15ciru-geral-/

 

Leia também

Google passa a divulgar parte de quem paga anúncios políticos na busca e no YouTube

RENATA GALF SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Google incluiu nesta quinta-feira (23) o Brasil entre os países...

Tudo pronto para a inauguração da Clínica de Hemodiálise em Barra de São Francisco

O que parecia ficar apenas nos sonhos dos francisquenses e moradores da região que enfrentam longas viagens para...

Operação contra sonegação fiscal mira grupo que deu prejuízo de R$ 150 milhões aos cofres públicos

    Operação contra sonegação fiscal mira grupo que deu prejuízo de R$ 150 milhões aos cofres públicos — Foto:...

Presidente: aumento do Auxílio Brasil pode superar efeitos da pandemia

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (24) que o aumento dos índices de inflação tem, entre suas causas,...

Escola de Nova Venécia apresenta resultados das atividades do Tempo Integral

  A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), apresentou à toda comunidade veneciana,...

Estudo do Ministério da Economia indica caminhos para mitigar escassez de semicondutores

O Ministério da Economia lançou recentemente o Plano de Ação: Produção de Componentes Semicondutores no Brasil, que se...

Depen tem meta de gerar 100 mil vagas prisionais até 2023

Uma das metas do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, é gerar...