Espírito Santo registra melhor saldo de postos de trabalho dos últimos dez anos

Compartilhe

O Espírito Santo registrou saldo positivo de 52.377 postos de trabalho em 2021, o melhor resultado estadual dos últimos dez anos. O dado consta no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, divulgado nesta segunda-feira (31).

O mercado de trabalho formal capixaba se destaca, portanto, com o resultado positivo e histórico, mesmo num ano em que ainda são sentidos os desafios da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Desta forma, o desempenho capixaba demonstra que as ações colocadas em prática pelo Governo do Estado, durante a gestão da pandemia, seguem refletindo positivamente na conservação de empregos em diversos setores da economia capixaba.

Em 2021, o maior saldo foi no setor de bens e serviços (+14.373), seguido por vendedores do comércio em lojas e mercados (+14.219); serviços administrativos (+12.326); de técnico de nível médio (+5.113); de profissionais das ciências e artes (+2.803); serviços de reparação e manutenção (+2.161); trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca (+1.123); e trabalhadores da produção de bens e serviços industriais (+206).

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, comentou que as informações divulgadas por meio do Caged retratam que o Plano Espírito Santo – Convivência Consciente, maior pacote econômico lançado pelo Governo do Estado no período da pandemia do Coronavírus (Covid-19), alcançou um dos seus principais objetivos: a conservação e a geração de oportunidades para os capixabas.

“O pacote de medidas socioeconômicas lançado, em 2020, pelo governador do Estado, Renato Casagrande, foi ousado e efetivo na preservação de empregos em diversos setores que foram duramente atingidos pelos efeitos da pandemia. Foi possível dar suporte aos empreendedores e manter a atividade econômica, por meio da oferta de crédito para diversos setores importantes, como a agricultura, turismo e eventos, cultura, microempresas, autônomos, bares e restaurantes, entre outros. Crescemos mais do que o Brasil em termos de produto interno bruto”, disse Hoffmann.

Plano Espírito Santo — Convivência Consciente

O Plano Espírito Santo — Convivência Consciente é um conjunto de ações envolvendo órgãos do poder público e do setor produtivo para promover o desenvolvimento econômico, priorizando as pessoas. O objetivo é reduzir os impactos sofridos pela população capixaba, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Além da estimativa de criação de mais de 100 mil vagas de emprego, são previstos quase R$ 33 bilhões em investimentos do Governo do Estado, Federal e do setor privado até o final de 2022.
O Plano é resultado de um grande pacto que foi selado entre o poder público e o setor produtivo para o enfrentamento dos desafios impostos pela pandemia, exigindo que as ações sejam executadas a partir de uma visão interdisciplinar e multisetorial, com foco em respostas inovadoras.

Fotos Montagem: Divulgação

Leia também

Ministério da Saúde libera vacinação contra gripe para toda a população acima de 6 meses

O Ministério da Saúde ampliou a campanha contra a gripe e toda a população acima de 6 meses...

Casagrande participará da inauguração da clínica de hemodiálise neste sábado (02), em Barra de São Francisco

A inauguração da Clínica de Hemodiálise de Barra de São Francisco, foi confirmada pela empresária Josi Lopes e...

MDR reconhece situação de emergência em 14 cidades atingidas por chuvas intensas, inundações ou vendaval

O Governo Federal reconheceu nesta terça-feira (28), a situação de emergência em mais 14 cidades atingidas por desastres...

Recorde: Conceição da Barra quer fazer maior moqueca capixaba do mundo

A cidade de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, se preparar para bater o recorde de...

Arraiá de São Pedro terá exibição da quadrilha e Rainha Caipira do Projeto Avivar

A eleição da Rainha Caipira e a quadrilha da Melhor Idade serão os pontos altos da primeira festa...

A esperança não é a última que morre, mas a primeira

A ciência costuma ser desconcertante — às vezes, por razões menos evidentes. Um exemplo é a famosa afirmação de...

Carro de passeio e caminhão colidem próximo ao IFES em Nova Venécia

Um acidente aconteceu, na madrugada deste domingo (26), próximo a curva do IFES em Nova Venécia, na rodovia...