Espírito Santo registra mais de um assassinato de adolescente ou jovem por dia

O Espírito Santo registra mais de um assassinato de adolescente ou jovem por dia. Nos primeiros nove meses do ano, 434 adolescentes e jovens com idades entre 15 e 29 anos foram mortos de forma violenta no estado.

Esse número corresponde a mais da metade de todos os 833 homicídios registrados no período.

Esses são os dados mais recentes do Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

Na última semana, vários casos de violência contra jovens chamaram atenção. Na sexta-feira (20), uma jovem de 21 anos morreu depois de ser baleada na cabeça. Evelin Bernardo de Oliveira saiu de casa para comemorar o aniversário e nunca mais voltou.

Nesta segunda (2), Douglas Cruz Lima, de 18 anos, estava saindo de uma festa quando foi assassinado com sete tiros dentro de um carro de aplicativo. Na terça (3), o adolescente de 17 anos Davi Gonçalves Pereira de Jesus saiu de casa para ir a um baile, foi baleado e morreu.

Todos esses casos seguem em investigação e são apenas algumas histórias envolvendo a morte de jovens no Espírito Santo.

Dessas vítimas, a maioria são homens e moradores de bairros periféricos. O número de assassinatos de jovens já é maior que de casos registrados em todo o ano passado.

O secretário de segurança pública, Alexandre Ramalho, informou que as comunidades em vulnerabilidade social estão sendo amparadas e cobrou integração dos governos no combate à violência.

“Estamos dando amparo a essas comunidades em vulnerabilidade social. É um trabalho intenso do governo do estado, mas também nas três esferas de governo federal e municipal. Então, é importante aos novos prefeitos que estão se habilitando ao cargo é importante ter um olhar decisivo para a pauta segurança pública”, disse Ramalho.

Essa também foi a solução proposta pelo diretor de integração e projetos especiais do Instituto Jones Santos Neves, Pablo Lira.

Ele defende a ação conjunta entre polícias, estado e prefeituras, como a diminuição da evasão escolar e fomento de atividades culturais, esportivas e de lazer.

O especialista ainda avaliou que as mortes desses jovens também geram despesas para o estado.

“Esse indivíduo, quando sofre a tentativa de homicídio, ele vai ocupar um leito de hospital e isso tem um custo para a sociedade. Além disso, quando esse indivíduo perde a sua vida, ele deixa de dar sua contribuição de riqueza, a questão econômica que ele daria para a produção de riqueza do país”, informou Lira.

O secretário de Segurança afirmou que a maior parte desses assassinatos está relacionado com o tráfico de drogas.

“É uma guerra insana entre esses jovens. Há um fator social que impulsiona esses homicídios. Da nossa parte é continuar fazendo trabalho ostensivo, com investigação. Somente neste ano foram presos mais 1.200 homicidas e 3.294 armas de fogo retiradas de circulação, o que dá uma média de 11 armas por dia. Isso mostra que estamos trabalhando para reverter esses números”, disse.

Jovens e adolescentes são mais da metade das vítimas de assassinato no ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Leia mais

Grande Vitória registra 12 mortes violentas no fim de semana

Doze pessoas foram assassinadas e outras 10 sofreram tentativa de homicídio, na Grande Vitória, durante este final de semana. Os casos são investigados pela...

Jovem de 22 anos morre em acidente no bairro Santa Luzia, em Nova Venécia

Um jovem de 22 anos morreu em um acidente de carro no início da tarde deste sábado (04), no bairro Santa Luzia, em Nova...

PF cumpre mandados do caso dos 445 kg de droga encontrados em helicóptero no interior do ES

A apreensão aconteceu em novembro de 2013O inquérito...

Dia do Administrador Hospitalar: “Não é uma profissão das mais simples, mas quando se consegue enxergar o resultado, é muito gratificante”, diz diretor do...

Nesta terça-feira (14), data em que se comemora o Dia de São Camilo de Lellis, é celebrado, também, o Dia do Administrador Hospitalar. Há sete...

Leia também

ES: suspeito de roubo é preso após bater o carro em ônibus durante perseguição policial

Um homem suspeito de utilizar um carro roubado...

Sortudo! Apostador capixaba leva prêmio de R$ 1,6 milhão na Lotofácil

O fim de semana começou muito mais feliz...

Mantenópolis volta para o vermelho no Mapa de Risco para a Covid-19

O Governo do Espírito Santo anunciou nesta sexta-feira (4) o 34º mapa de risco da Covid-19, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (7)...