Espírito Santo registra 1.328 mortes e 34.866 casos confirmados de Coronavírus

O Espírito Santo registrou, até este sábado (20), 1.328 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 34.866. Os dados foram divulgados na tarde deste domingo (21) na plataforma Painel Covid-19, do Governo do Estado.

Na comparação com os dados divulgados neste sábado (20), há um aumento de 31 mortes e de 628 novos casos da doença. Até o momento, 20.081 pessoas estão curadas e 86.374 testes foram feitos.

Vale ressaltar que a confirmação de casos é lançada no sistema utilizado pelo Governo do ES no dia referente à coleta da amostra do paciente, enquanto a divulgação para o público externo ocorre apenas no dia que sai o resultado positivo para a doença.

O sistema usado pelo Espírito Santo para atualizar os números também contabiliza pacientes residentes em outros estados que fizeram a testagem em cidades capixabas.

Bairros e municípios com mais casos

O município com o maior número de casos é Vitória (5.913), seguido da Serra (5.881), de Vila Velha (5.854), Cariacica (4.173) e Cachoeiro de Itapemirim (1.228).

No ranking dos bairros, Jardim Camburi, em Vitória, lidera com 722 casos. Em seguida está a Praia da Costa, em Vila Velha, com 655. Depois, vêm Itapuã (465), também em Vila Velha. Jardim da Penha (372), em Vitória, e Praia de Itaparica (353), em Vila Velha.

Mortes

Os municípios que registraram o maior número de mortes até agora foram Serra (265), Vila Velha (226). Já Cariacica e Vitória aparecem na terceira posição, ambas as cidades com 206 mortos, seguidas de Cachoeiro de Itapemirim, que contabiliza 42 vítimas confirmadas da doença.

Profissionais de saúde

De acordo com o painel, 6.390 profissionais de saúde do Espírito Santo testaram positivo para Covid-19.

O maior número de casos está em Vitória, onde 1.244 tiveram a doença. Em Vila Velha, são 1.194 e, na Serra, 1.056. Cariacica tem 616 registros de profissionais da saúde com coronavírus.

O painel também mostra 15 mortes entre profissionais da saúde. Os registros são de Colatina, Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Ibiraçu, Marataízes, Vila Velha, Vitória, Nova Venécia, Nanuque (MG) e Pompeia (SP).

Leitos

Em todo o Espírito Santo, a taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 está em 81,28% neste domingo. Ao todo, 534 pacientes estão internados em leitos de UTI e 489 em leitos de enfermaria.

A taxa geral de ocupação, incluindo leitos de UTI e de enfermaria é de, 75,89%.

No detalhamento por região de saúde, a Região Metropolitana tem o maior percentual de ocupação, com 82,95%. Já os leitos de enfermaria estão 75,51% ocupados.

Classificação dos casos:

Totais: 540 pacientes internados em UTI e 460 em enfermarias.

Os pacientes em investigação por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ficam em leitos de UTI de isolamento. Caso a Covid-19 seja confirmada, eles são levados para unidades de UTI exclusivas para pacientes com a doença.

Se foram descartados no PCR-RT, esses pacientes são então removidos para outros hospitais. No entanto, se o teste for negativo, mas o paciente apresente clínica sugestiva de Covid-19, ele é definido como inconclusivo, podendo ser submetido à novas avaliações clínicas, laboratoriais e de imagem.

 

Leia mais

Governo lança campanha de valorização às mulheres rurais

“Dar visibilidade às mulheres rurais, indígenas e afrodescendentes que vivem e trabalham em um contexto de desigualdades e desafios sociais, econômicos e ambientais”. Este...

Motorista de aplicativo é arrastado por veículo durante assalto em Vitória

Crime aconteceu no domingo (26) no bairro Resistência. Motorista contou que também foi agredido pelo irmão e por amigos do criminoso, que conseguiu fugir. Um...

Hospedagem de profissionais de saúde paga pelo governo do Espírito Santo ainda está em análise

Enquanto isso, trabalhadores que estão na linha de frente no combate à pandemia e optam por hotéis no período de descanso têm que arcar...

Morador de Boa Esperança que contraiu coronavírus está curado

A prefeitura de Boa Esperança emitiu um novo...

Leia também

Larápios arrombam estabelecimento comercial no centro de Água Doce do Norte

O comerciante Aécio Vieira Ribeiro, proprietário de um hortifrúti no centro de Água Doce do Norte, na manhã de quarta-feira (05/08/2020), quando chegou para...

“Caminho longo pela frente”: panorama mostra participação do setor privado no saneamento básico brasileiro

Não é só a Covid-19 que entra na lista de doenças que se agravaram em diversas partes do Brasil por falta de saneamento básico....

Ao reduzir burocracia, novo marco legal pode acelerar liberação de testes clínicos em humanos

A pandemia do novo coronavírus e a corrida pelo desenvolvimento de novos medicamentos e vacinas reacenderam o debate sobre os processos burocráticos que envolvem...

Qualidade da merenda escolar depende de ações pontuais das prefeituras, afirma presidente da Undime

Em entrevista exclusiva ao Brasil 61, o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel Martins Garcia, afirmou que a...