Espírito Santo recebe primeira feira após liberação de grandes eventos

Foram sete meses de paralisação de grandes eventos no Estado, mas, aos poucos, um dos setores mais afetados pela pandemia volta a seu protagonismo. Entre os dias 06 e 14 de novembro, acontece a Feira Nacional de Artesanato do Espírito Santo, a ArteSanto, na Praça do Papa, em Vitória, com entrada gratuita.

A edição 2020 terá um formato inovador: além da participação presencial, haverá vendas on-line e entregas, por meio de drive-thru. A expectativa é que o evento sirva de modelo para os próximos a serem realizados no Espírito Santo e movimente R$ 3 milhões na economia do Estado.

“Serão mais de 300 profissionais envolvidos no evento, de forma direta e indireta, e mais de 30 empresas prestadoras de serviços. O turismo precisa retomar e estamos fazendo isso de forma organizada e seguindo protocolos rígidos de biossegurança”, explica Alfonso Silva, presidente do ES Convention Bureau, entidade realizadora do evento.

Primeira feira a acontecer após a liberação de eventos do tipo, a ArteSanto seguirá todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Governo Estadual.

Sônia Iamonde, diretora da Iamonde Design de Eventos, empresa organizadora da ArteSanto, explica que toda a estrutura da feira, que este ano ocupará 4.000 m² de área na Praça do Papa, em Vitória, foi adaptada, com ambientes amplos e arejados, corredores em sentido único e mais largos, lavatórios com água e sabão no percurso de caminhada e disponibilidade de dispensadores de álcool em gel. Somente serão permitidas 800 pessoas circulando no local ao mesmo tempo.

O acesso ao evento também terá regras especiais: só pessoas com máscaras poderão entrar, haverá aferição de temperatura, sinalização de permissão de acesso por reconhecimento facial. Também não será possível consumir alimentos no interior do evento, mas haverá um estande para que visitantes comprem os produtos do agronegócio local e os consuma em casa.

Vendas on-line e horário especial para grupo de risco

Uma das principais novidades deste ano é a oportunidade de adquirir os produtos pelo site da feira (www.artesanto.com.br), em uma vitrine do artesanato, e buscá-los em um sistema de drive-thru.

Atenção especial também será dada para pessoas consideradas do grupo de risco, que poderão participar presencialmente da ArteSanto em horário de atendimento especial, sempre 30 minutos antes da abertura oficial do evento.

“Os visitantes podem ter certeza de transitarem em um local cuidado, seguro, que permite o entretenimento e foca em fazer girar novamente a economia para o segmento do artesanato, que foi extremamente prejudicado com a pandemia. Este evento só foi possível pela sensibilidade do Governo Estadual e pelos parceiros, que entenderam que o retorno era necessário”, destaca Alfonso Silva.

Protocolos de biossegurança de ArteSanto

  • Vendas on-line
  • Sistema de entrega drive-thru
  • Dispensadores de álcool em gel nos corredores
  • Aferição de temperatura para acesso
  • Tapetes sanitizantes na entrada
  • Pias com água, sabão e papel toalha no percurso do evento para higienização
  • Agentes sanitários percorrendo o trajeto do evento fazendo vaporização de produtos desinfectantes
  • Uso obrigatório de máscaras
  • Horário exclusivo para pessoas do grupo de risco (atendimento a este público 30 minutos antes da abertura oficial)
  • Sensores na entrada do evento para monitorar a quantidade de pessoas circulando na feira
  • Agentes volantes orientando quanto ao cumprimento das regras
  • Ventilação natural e de ventiladores tipo tufão
  • Presença de apenas um artesão por estande para atendimento ao público
  • Não recomendação de visitação para crianças menores de 5 anos e idosos acima de 60 anos no horário normal

Venda de produtos de forma presencial e on-line

Habituados a venderem seus produtos presencialmente, muitas vezes em feiras como a ArteSanto e outras regionais, os artesãos do Estado comemoram a oportunidade de estarem de novo em contato com o público. Serão mais de 300 divulgando e comercializando seus produtos de forma presencial e on-line.

Maria das Graças Reis, presidente das Associações de Artesãos do Espírito Santo e da Confederação Brasileira de Artesãos, explica que a volta de eventos do tipo é motivo de alívio para a categoria.

“Somos um dos segmentos mais prejudicados pela pandemia, porque precisamos produzir e vender o que produzimos. Durante a pandemia, principalmente no início, isso não foi possível, e muitas famílias passaram dificuldades. A realização da ArteSanto é muito importante para nós, por ser a maior feira de artesanato do ano. É motivo de alegria”, destaca.

Além dos artesãos de longa data, muitos profissionais aderiram, durante a pandemia, à economia criativa – começaram a gerar renda a partir de manifestações ligadas à arte. Segundo dados divulgados pelo IBGE, com análise do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), somente no Espírito Santo, cerca de 144 mil pessoas estão ocupadas com atividades no setor da economia criativa, com rendimento médio mensal de R$1.931,05.

Alfonso Silva: “Turismo precisa retomar, e estamos fazendo isso de forma organizada e segura” — Foto: ArteSanto/Divulgação

Durante a feira, a Agência de Desenvolvimento das Micros e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Espírito Santo participará do evento para ajudar os empreendedores capixabas, destacando a economia solidária, com seus modelos de gestão de grupos empreendedores, e a importância da união das atividades produtivas.

A ArteSanto, organizada pela Iamonde Design de Eventos, é uma realização do Convention & Visitors Bureau em parceria com o Governo do Espírito Santo, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento. O evento também conta com o apoio do Sebrae e Federação dos Artesãos do ES (Feartes) e Sistema OCB.

ArteSanto – Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo

  • Data: 06 a 14 de novembro
  • Horário: segunda a sexta-feira, das 16 às 22 horas; e sábados e domingos, das 10 às 22 horas. Todos os dias, 30 minutos antes da abertura, o atendimento será para pessoas do grupo de risco
  • Local: Praça do Papa
  • Site: www.artesanto.com.br
  • Entrada gratuita.

ArteSanto terá edição especial em 2020 com mostra presencial e vendas também pela internet — Foto: ArteSanto/Divulgação

Leia mais

O TEMPO E A TEMPERTURA: Região Norte do país terá tempo predominantemente chuvoso, nesta segunda-feira (19)

Aos poucos a chuva perde intensidade na região Norte do Brasil, e começa a se tornar muito pontual, passageira e pouco volumosa. Áreas como...

Vila Pavão recebe materiais para combate ao coronavírus

O município de Vila Pavão recebeu na tarde...

Parceria entre União e Governo Federal prevê digitalização de pedidos de empréstimos pelo FCO

Parceria técnica entre o governo federal e o governo de Mato Grosso permitirá que as solicitações de empréstimos por meio do Fundo Constitucional de...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sul do país tem tempo com chuva, nesta segunda-feira (10)

A semana começa com chuva e temperaturas mais altas na região Sul do país, nesta segunda-feira (10). Com o fim do bloqueio atmosférico, a...

Leia também