Espírito Santo recebe pré-incubadora de negócios nas áreas de cultura e economia criativa

Compartilhe

Estão abertas as inscrições em quatro municípios do Espírito Santo para qualquer pessoa que tenha uma ideia criativa e queira transformá-la em negócio, com foco em projetos nas áreas cultural e de economia criativa. Trata-se da primeira edição do Cocreation Lab no Estado, um programa de pré-incubação, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a TXM Methods e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES) no Espírito Santo.

O Cocreation Lab ES terá início com quatro sedes e serão quinze selecionados em cada distrito criativo: Itaúnas, em Conceição da Barra; no Caparaó, em Patrimônio da Penha – Divino de São Lourenço; em São Mateus, e em Vitória (endereços no edital). O edital e as inscrições para as 60 vagas estão disponíveis no site cocreationlab.com.br/editais/. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de junho de 2022.

A pré-incubação é um espaço de trabalho colaborativo, com foco em desenvolver ideias inovadoras nas áreas de cultura e economia criativa. Os selecionados vão receberão cinco meses de mentorias gratuitas, palestras, workshops, networking e acesso à metodologia TXM Business, desenvolvida em Florianópolis, um dos polos de inovação do Brasil. Para participar do edital, basta cadastrar uma ideia de negócio, mesmo que ela não esteja estruturada. O Cocreation Lab ES vai eleger as 15 melhores inscritas de cada distrito.

O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, explicou a relevância da iniciativa no cenário local. “Para nós, estimular o potencial criativo em quatro localidades do Espírito Santo é muito importante. Essas áreas foram escolhidas por já terem muitos casos de sucesso e queremos cada vez mais profissionalização no setor cultural. Essa oportunidade e essa metodologia são muito legais, e um começo de mais capilarização, mais oportunidades e mais geração de renda para nossos empreendedores criativos”, pontuou.

Segundo o professor Luiz Salomão Ribas Gomez, coordenador da rede Cocreation, a proposta é incentivar empreendedores que queiram desenvolver um negócio que estabeleça ligação entre tecnologia, inovação, criatividade, sustentabilidade e, principalmente, cultura. “O objetivo é explorar a capacidade de criação capixaba e consolidá-la no mercado. Essas áreas são pura potência criativa”, ressaltou.

Jéssika Gomes Tristão, analista técnica do Sebrae-ES, destacou que o objetivo é incentivar o empreendedorismo no Estado. “Estamos muito felizes com a implementação da metodologia TXM Business aqui no Espírito Santo. Vamos proporcionar para empreendedores criativos a possibilidade de desenvolver suas ideias inovadoras e torná-las viáveis e sustentáveis no mercado”, salientou. 

Como se inscrever:

Acesse o site: cocreationlab.com.br/editais/

 

Clique em “Faça sua inscrição”, na aba Cocreation Lab Espírito Santo, e preencha o formulário com as informações solicitadas.

As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de junho de 2022.

O resultado dos selecionados será publicado no próximo dia 26 de junho de 2022.

Leia também

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio acumulado em R$ 70 milhões

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (22) um prêmio acumulado e estimado em R$ 70 milhões. As seis dezenas do...

Flamengo anuncia saída de Isla e chegada de Everton Cebolinha

  Um dia após anunciar a chegada do atacante Everton Cebolinha, o Flamengo comunicou nesta terça-feira (21) a saída...

Taxa de mortalidade infantil cai pela metade no país graças ao pré-natal e ao acompanhamento pediátrico

Em 20 anos, a taxa de mortalidade infantil no Brasil caiu pela metade: de 26,1 óbitos por mil...

Vantagens de viver em Jardim Camburi: bairro se destaca pelo potencial de crescimento

Próximo ao novo aeroporto, à Praia de Camburi e cercado por uma infraestrutura comercial completa, Jardim Camburi reúne...

Tudo pronto para a ‘Fazenda Sertaneja’ em Águia Branca

Neste sábado (25) acontece em Águia Branca a festa mais esperada do ano, a Fazenda Sertaneja. Com uma mega...

ES: motorista de 90 anos fica ferida após atravessar rotatória e capotar com o carro

Uma motorista de 90 anos e o carona do carro conduzido por ela ficaram feridos em um acidente...

Vereador de Vitória se torna réu por transfobia: ‘Deus fez o homem e a mulher, o resto é jacaré’

O juiz da 10ª Vara Criminal de Vitória, Gustavo Grillo Ferreira, recebeu denúncia oferecida pelo Ministério Público contra...