Espírito Santo reabre parques estaduais após atualização de Mapa de Risco

Até o próximo domingo (27), os cinco parques estaduais estão abertos. Confira o horário de visitação.

Por Ana Clara Morais, G1 ES

O Parque Estadual Pedra Azul de portas abertas até domingo (27) — Foto: Palê Zuppani

O Parque Estadual Pedra Azul de portas abertas até domingo (27) — Foto: Palê Zuppani

Com as cidades em risco baixo ou moderado para a Covid-19, o Espírito Santo reabriu os cinco parques estaduais para visitação até o próximo domingo (27).

A liberação de funcionamento dos parques depende da classificação dos municípios no mapa de risco, atualizado semanalmente pelo Governo do Estado.

Durante a semana, Cachoeira da Fumaça, em Alegre; Forno Grande, em Castelo; Pedra Azul, em Domingos Martins; Itaúnas, em Conceição da Barra; e Paulo Cesar Vinha, em Guarapari, estão de portas abertas para o público, com algumas regras de funcionamento.

Todos os visitantes deverão seguir os protocolos sanitários, como o uso de máscaras. Também é preciso levar o próprio recipiente para beber água e o próprio álcool 70% para realizar a higienização das mãos.

Parque Estadual de Itaúnas, no ES — Foto: Divulgação/ Governo do ES

Parque Estadual de Itaúnas, no ES — Foto: Divulgação/ Governo do ES

Em Castelo, no Sul do Estado, foi estipulado um limite de 50 visitantes em dois turnos para visitar o Forno Grande. Um grupo das 8h às 11h e outro das 13h Às 16h.

A entrada é por ordem de chegada. Só é necessário agendar a prática de escalada até o Pico. Os interessados devem enviar e-mail para agendamentofornogrande@gmail.com

Já em Pedra Azul, na Região Serrana, o limite diário é de 100 pessoas, também com entrada por ordem de chegada. As fichas de acesso são distribuídas a partir das 8h. Os visitantes serão divididos em quatro grupos de 25 pessoas, com acesso liberado às 8h, 9h, 10h e 11h. Todos podem ficar até às 16h.

No caso dos parques Cachoeira da Fumaça, em Alegre, Sul do Estado; Itaúnas, em Conceição da Barra, Norte; e Paulo César Vinha, em Guarapari, o limite é de 100 pessoas por dia, das 8h às 16h, por ordem de chegada. Não é necessário agendamento.